Aconteceu no último dia 19 de dezembro de 2019, em Barra de São Francisco, a entrega da premiação da 1ª edição do Concurso de Redação – Construindo Saberes.
.
Concorreram ao prêmio 1302 redações, divididas em 27 escolas dentre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Com a coordenação da professora Cristina Mamede e organização da equipe do polo da Uniube, Rosiany Calmon, Sayuri Mota e Geovane Baia.
Em uma cerimônia muito bonita, com participação de familiares, amigos e professores dos concorrentes, foram anunciadas as ganhadoras. Em primeiro lugar ficou a aluna da EEEFM Dermerval Rodrigues Leite, de Água Doce do Norte, Gisely Kellem da Silva Rei, que levou pra casa medalha e um Chromebook. Já na segunda posição ficou a adolescente Jady Paulli, da EMFA Jacira de Paula Miniguite, de Barra de São Francisco, que levou pra casa medalha e um celular. A terceira posição ficou com a aluna da EEEFM Palmerindo Vieira Campos, de Mantenópolis, Carolaine Dias de Oliveira, que levou pra casa um tablet.
A escola e o professor da primeira colocada também receberam premiações.
O PROJETO
Durante a cerimônia, a Sra. Cristina Mamede, Coordenadora Operacional Do Polo Da Uniube, falou aos presentes da satisfação de tirar do papel esse projeto “Há dois anos nossa equipe idealizou esse projeto, uma ideia! Parecia ser algo distante, difícil! Foram dias e noites de organização, muitas viagens e dedicação para que cada escola tivesse a oportunidade de participar de algo tão grandioso. Mas com trabalho em equipe e sonhando juntos foi possível. E hoje estamos aqui, na premiação. Imaginamos que foi assim que todos vocês conseguiram estar aqui. Sonhando e trabalhando juntos. Diretores, professores e pedagogos estimulando seus alunos e esses sabendo a importância de tentar. De aproveitar a oportunidade. Mas temos que reconhecer que o papel dos professores e da gestão da escola é fundamental. Vocês deram vida ao projeto. Deram a luz a esse projeto. E hoje podem se orgulhar da escola de vocês dos professores e de seus alunos.” disse ela.
No final, Cristina ainda fez uma reflexão sobre o momento vivido pela Uniube, escolas e alunos que participaram “Você hoje não é o professor de língua portuguesa, você é o professor de um ganhador de um concurso de redação.
Vocês não são diretores e pedagogos, são diretores e pedagogos de uma escola de uma ganhadora de um concurso de redação.
E você meus queridos alunos, motivo pelo qual todos nós trabalhamos, são os vencedores. Um ganhador de um concurso de redação.
Todos nós somos hoje referência. Motivadores e modelos.
Sim, temos muito a comemorar. Vamos tirar foto, divulgar e sorrir. Porque merecemos. Nos propomos a fazer o que poucos fazem.” finalizou.
Em um comunicado, a Uniube agradeceu as escolas pela participação e confirmou que em breve haverá outra edição do concurso.
Veja as fotos: