Nesta sexta-feira, dia 30 de dezembro por ocasião da celebração da Sagrada Família, numa cerimônia solene presidida pelo Vigário Geral da Diocese de São Mateus, Padre Edivaldo Luiz Klipel, tomou posse como o 18.º Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Padre João Batista de Oliveira.
Quem é o novo Pároco de Água Doce do Norte?
Ele nasceu em Guanhães/MG em 31 de agosto de 1982, mas ainda criança mudou com a família para Jaguaré/ES, onde cresceu e saiu para estudar num seminário em Niterói/RJ. Ali o jovem vocacionado fez os estudos iniciais como seminarista. Em 2009 ingressou no seminário da Diocese de São Mateus/ES fazendo a sua formação filosófica/teológica na Faculdade Salesiana de Vitória e no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória.
Após a conclusão de todos os estudos eclesiais, João Batista de Oliveira foi ordenado diácono em 25 de junho de 2016 na Catedral de São Mateus e no dia 29 de outubro do mesmo ano, ordenado padre para a Igreja em Jaguaré pelo bispo Dom Paulo.
Onde trabalhou?
Enquanto diácono, exerceu o seu ministério por um mês na Paróquia de São Marcos em Nova Venécia e três meses na paróquia São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco, vindo a ser ordenado presbítero. Já como padre, permaneceu nesta Paróquia até novembro de 2017, depois foi transferido para Conceição da Barra como pároco de 2018 a janeiro de 2021. Na sequência foi nomeado Formador do Propedêutico (seminário de iniciação da diocese) e Vigário Paroquial de São Mateus. O último trabalho realizado antes de vir para Água Doce do Norte foi na Paróquia Santa Luzia em Nova Venécia.
Na cerimônia de posse onde estavam, além do Vigário Geral, os padres: Vagner, Dener, Patrick e André, também participaram, seminaristas, religiosas, a Chanceler da Diocese, Sr.ª Penha e fiéis representantes de todas as comunidades da Paróquia, fazendo com que a matriz estivesse lotada com pessoas até do lado de fora.
Durante a cerimônia, Padre João Batista de Oliveira professou a fé e fez juramento diante dos fiéis de servir a Igreja como padre nesta Paróquia e comprometeu-se a anunciar o Evangelho como pastor desta Igreja, mantendo como centro da fé católica, Jesus Eucarístico.
No seu discurso, o novo Pároco citou frases curtas, mas com grande efeito semântico, realçou o seu compromisso com o Evangelho, alinhado ao pensamento do Papa Francisco com uma Igreja em Saída. Disse também que o espírito da Igreja deve estar pautado no Lava-pés, exemplo máximo de serviço, e acrescentou:
— A missão não termina. Não nos acomodemos. Não paremos. A Igreja precisa muito de todos nós e nós mais ainda da Igreja. Somos a Igreja viva alegre e dinâmica.
Numa demonstração clara de comunhão com a Igreja dirigida pelo Papa Francisco, cujo pensamento advém da primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Pontífice intitulada: Evangelii Gaudium, que significa, A Alegria do Evangelho, o padre concluiu:
— Não há melhor missão de testemunhar Jesus a não ser pela alegria de testemunhar o Evangelho.
Desejamos um ministério fecundo ao Padre João Batista de Oliveira em Água Doce do Norte que, assim como o seu antecessor, Padre João Batista Vieira, é jovem, tem relativamente pouco tempo de ordenação, porém, muita bagagem a ser compartilhada, isso revigora o ardor missionário. Seja muito bem-vindo, Padre João Batista de Oliveira!
Edilson Xavier é escritor, formado em Línguas e Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).