ATÉ QUE A PANDEMIA NOS SEPARE
Os verdadeiros votos
Até que a morte nos separe. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença; essas frases usadas nos votos do casamento, em textos românticos ou em declarações de amor dita pela maioria dos casais apaixonados que aguardam ansiosamente pelo grande dia, que é o dia matrimonial, quando se vêem em extasiado pela realização de um sonho, talvez um de seus maiores sonhos para duas pessoas que se amam.
Quando vêem que valeu a pena todo aquele esforço, o sacrifício, os dias de choro, as raivas passadas na escolha de cada detalhe, o modelo do vestido, a cor do terno, o lugar da cerimônia, o que vai ser servido para os convidados, quem nós iremos convidar, enfim, vários detalhes escolhidos minuciosamente para o GRANDE DIA.
Então esse dia se passa, vem a lua de mel a viagem planejada, a dúvida se será as paisagens frias do inverno europeu, ou a brisa do mar das praias do litoral brasileiro.
A vida segue, os anos passam e começam a chegar as responsabilidades a rotina do trabalho; as contas no final do mês, você paga a água e eu pago a Luz, você leva as crianças nas escolas, e eu as busco.
Então, amanhã não vai ser preciso levá-las as aulas estão suspensas por 15 dias devido a essa pandemia, o esposo questiona, sério? Já paralisaram assim? Sim, ela responde, no meu trabalho também; vou ter um tempo para dá uma organizada em casa.
Até então, 15 dias que seria uma folga merecida não foi, e o que era 15 dias se torna 30, 60, e então 90 dias, o tempo que estavam juntos se tornou em uma guerra fria, as contas quem eram divididas estão atrasas pelos cortes no salário, o tempo livre quando as crianças estavam nas escolas hoje se tornou em discursões e correções uma atrás da outra.
E de repente ouve se um grito: EU NÃO TE AGUENTO MAIS!!, não quero continuar isso! Quero me divorciar.
Reflexão
E todo aquele sacrifício, os choros, o sofrimento, a escolha de cada detalhe, a espera dos anos de namoro, o noivado se desfaz como uma folha de papel jogada ao mar revolto em alguns instantes!
E o GRANDE DIA? E todos os detalhes escolhidos que se encaixavam na história de amor?A realidade é que essa pandemia não trouxe somente danos colaterais a população, mas despertou vários problemas já existentes, porem encobertos. Por exemplo, a grande fragilidade no nosso sistema de saúde, o despreparo de alguns setores do governo entre outros.
E notório também as mudanças na estrutura emocional das pessoas, tanto de forma pessoal quanto no relacionamento conjugal, na construção do par como construção do casal, ficou evidente que na correria e no empenho diário que a nossa geração tem na busca de ser (status) e de ter status, que o cuidado com as emoções não são prioridades, e a quarentena só consolidou o descaso com a saúde emocional e se antes as escolhas eram pautadas na história do casal para tornar o GRANDE DIA matrimonial marcante, como também a estrutura dos votos como base da expressão dos sentimentos, agora o divórcio tem sido optado como solução para a estabilidade ao invés da terapia para solucionar os problemas de uma forma menos agravante.
DIVÓRCIO
Um estudo feito pelo Colégio Notarial do Brasil, segundo o levantamento da pesquisa os números de divórcios no Brasil aumentaram 54% entre o mês de maio e julho deste ano. Expressada mais em números detalhados a pesquisa relata que passou 4.641 para 7.213, segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF). Aumento significativo para um curto tempo.
https://www.notariado.org.br/epoca-destaca-aumento-de-divorcios-durante-a-pandemia/
Outra relata que busca por escritórios de advocacias especializados em divórcio, teve um aumento de 177 % em relação ao mesmo período no ano de 2019.
Um texto bíblico escrito em coríntios 13:4-7 diz;
“O amor é paciente, o amor é bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor, o amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Outro texto diz, ah, o amor! Aquele que nos faz cegos perante os erros alheios, que enobrece o coração e faz com que mais uma chance passe por cima de tantas outras palavras que juraram ser a última vez. O amor é aquele que tenta incansavelmente ser completo, que busca reciprocidade e tem a maior força que um ser poderia ser capaz de ter.
Não deixem que os obstáculos, as crises do dia a dia apaguem o verdadeiro amor, não deixe que as emoções alteradas, as convulsões emocionais destruam a história incrível que vocês construíram juntos.
Um casal perfeito não é aquele que nunca tem problemas, mas é aquele que apesar dos obstáculos sempre permanecem juntos.