O texto que está sendo proposto hoje é uma análise do documentário “O Caminho da reportagem autismo”.
O documentário apresenta o autismo na sua diversidade, nas situações e desafios enfrentados pelas famílias desde a busca por diagnóstico, tratamento e inclusão.
Cada indivíduo é único. A palavra ESPECTRO, demonstra como a deficiência é entendida, e como que dentro do espectro encontramos diversas nuances.
Pensando no contexto das comorbidades que estávamos discutindo nos textos anteriores, o documentário apresenta, de maneira bem didática, o Espectro Autista.
Cada família lida com seus dilemas particulares e diários, vivem situações reais apresentando as fases de luto e luta, a superação das barreiras que a sociedade ainda impõe a todos e todas.
O documentário parte da vivência familiar, passa pela saúde, pela educação, por situações de preconceito, discriminação. Apresenta o avanço da ciência na área e as probabilidades de se tratar o tema.
Um das mais promissoras pesquisas da clínica do biólogo Alysson Muotri. A pesquisa dos mini cérebros é apresentada no documentário.
As famílias citadas no documentário, os profissionais e os autistas mostram como cada ação é carregada de intencionalidade, os envolvidos buscam estudar, promovem ações e são atuantes em seus núcleos.
Convido vocês para assistirem o documentário e perceberem como cada indivíduo, que se encontra no espectro, apresenta suas particularidades e como são acolhidos. É um convite para um mundo particular que está presente em muitas famílias.
Em visita ao Brasil, Alysson Muotri fala sobre a diferença entre os 3 exames da Tismoo