Foi anunciada nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial do Estado, uma resolução que autoriza o reajuste das tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário 4,99% para os municípios atendidos pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN). Os novos preços começaram a vigorar a partir do dia 1º de agosto.
De acordo com a publicação do DIO, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Espírito Santo considerou, entre outros, a manutenção da viabilidade técnica e econômicofinanceira dos serviços, a necessidade de garantir a manutenção da qualidade dos serviços e gerar recursos para investimento em obras de implantação e expansão de sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e que o último reajuste das tarifas dos serviços prestados pela CESAN está para completar um ano.
Confira a tabela de reajuste:
No ano passado, as tarifas de água e esgoto da Cesan sofreram um reajuste de 3,89%, também em agosto. Na ocasião, além do reajustamento tarifário, foram estabelecidos novos critérios para o faturamento a serem adotados pela Cesan nas ligações multidomiciliares com apenas um hidrômetro (condomínios, conjuntos residenciais etc.), visando beneficiar estes usuários.
No modelo a conta do usuário é calculada com base em dois critérios alternativos entre si. No primeiro, é considerado apenas um domicílio sendo abastecido pela ligação de água. Já no segundo, é considerado o número de domicílios abastecidos no imóvel multidomiciliar. Ao final, é aplicado o método mais vantajoso para o usuário, ou seja, a fatura a ser emitida será a de menor valor para o usuário.
Fonte.. eshoje