A campanha “Mães da Favela Futebol Clube” pretende arrecadar média de 350 toneladas de alimentos no ES, em uma semana.
A Central Única das Favelas – CUFA decidiu unir forças com a Comunidade Door, a Frente Nacional Antirracista e clubes de futebol por todo o país e lançar a campanha Mães da Favela Futebol Clube.
Para realizar o projeto, parcerias estão sendo fechadas com os clubes de todos os estados e de todas as divisões. Até o momento já são 44 clubes confirmados, entre eles: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Internacional, Grêmio, Flamengo, Vasco, Fluminense, Bahia, Vitória, Goiás, Ceará, Fortaleza, entre outros.
No Espírito Santo, já estão fechados o Serra, Desportiva, Rio Branco, VilaVelhense, Vitória FC, Estrela do Norte, São Mateus, Rio Bananal e Nova Venécia.
A ação tem como objetivo arrecadar alimentos e distribuí-los para as famílias em situação de vulnerabilidade de todo o Brasil através do programa Mães da Favela, da CUFA. A expectativa é que sejam arrecadados, em média, 350 toneladas de alimentos por estado, totalizando 12 mil toneladas de doações, o equivalente a 100 milhões de reais. O início da campanha no Estado será no dia 21 de junho, segunda-feira.
A partir dessa data, as pessoas ou empresas, torcedoras dos times, que quiserem contribuir, poderão levar suas doações até o estacionamento dos clubes participantes. Esses alimentos ficarão armazenados até o final de semana de 25, 26 ou 27 de junho, a depender do calendário de jogos de cada time.
Neste mesmo final de semana, serão realizadas ações nacionais, quando as lideranças das CUFA’s irão retirar as doações e levá-las para as famílias cadastradas no Mães da Favela. “As pessoas sabem que estamos atravessando um momento difícil e tem se mostrado muito solidárias, mas também percebemos que essa percepção do povo aliada ao apoio dos representantes de uma paixão nacional, que é o futebol, engaja muita gente a doar, e dessa forma esperamos conseguir apoiar ainda mais as Mães da Favela que precisam. É um momento de união, não existe rivalidade entre clubes.” afirma Celso Athayde, fundador da CUFA.
A pandemia tem exigido muito de nós, e essa ação solidária realizada com os times capixabas mostram que não é só futebol, mas solidariedade, mostrando a união nos clubes, que também são rivais da fome nas favelas e periferias, disse Gabriel Costa Nadipeh, presidente Estadual da CUFA.
Além dos clubes, o projeto também conta com doadores master, doadores de prata e apoiadores. Assinam como parceiros master as empresas, Assaí Atacadista, Volvo Car, Carrefour Brasil, VR Benefícios, Gol Linhas Aéreas e Cab Motores que apoiam a campanha nacionalmente. Já as patrocinadoras e apoiadoras, realizam doações locais, dentro de seus próprios estados.
Coordenador CUFA ES 27 998239253 : (Rafael C. Silva)
Assessoria de imprensa CUFA ES 27 99856-0911 (Wanessa Eustachio)
Presidente Estadual CUFA ES
27 99805-1193 (Gabriel Costa Nadipeh)