InícioADNEvento de lançamento do livro AUTISMO.

Evento de lançamento do livro AUTISMO.

- Advertisement -

No dia 04 de março de 2023, Água Doce do Norte prestigiou o lançamento do livro AUTISMO, escrito por Mair Gomes de Oliveira Silva, mãe de Maria Paula, adolescente de 17 anos que se encontra no espectro autista e que tem sua trajetória descrita no livro. Conforme dito pela escritora, a intenção não é romantizar o autismo, mas apresentar os desafios enfrentados em diversas áreas.

O evento contou com a presença de amigos e familiares que puderam acompanhar juntos alguns depoimentos de pessoas que já realizaram a leitura do livro, ou que participaram de sua construção. Mair e sua família fizeram questão de receber e acolher todos os convidados.

A professora Odinan falou do pionerismo da mãe em relação às conquistas em um município, que até então, não tinha conhecimento sobre o tema e nem estrutura para atender as necessidades da Pessoa com Deficiência e profissionais capazes de acolher e orientar os familiares.

Paulo (pai de Maria Paula)

O pai de Maria Paula, bastante emocionado, Paulo relatou como foi o processo de aceitação e a dificuldade em entender as necessidades da filha e a complexidade do espectro autista, salientou como a família foi transformada, buscando contribuir para o pleno desenvolvimento da filha atípica.

Um dos convidados a falar foi Elias, pai de uma Pessoa com Deficiência que fez questão de reconhecer o trabalho e o pionerismo da família que realiza um trabalho de excelência na Pestalozzi e que contribuíram para a diminuição de barreiras para as famílias que tiveram o diagnóstico posteriormente.

A pedagoga Cristiane fez a leitura de uma carta aberta da fonoaudióloga Camila Cristina Duarte Pio, que atende Maria Paula desde 2015 e acompanha o desenvolvimento da paciente, bem como a maneira como a família se engaja nas propostas de intervenção buscando contribuir com os terapeutas nas atividades.

A fala da tia da Maria Paula, a senhora Maria Helena foi carregada de significado, ela contextualizou como a família toda sentia ao terem contato com informações tão precisas e significativas sobre todo o processo desde o diagnóstico, em sua fala ela fez questão de pedir desculpas pela omissão da família, que em algumas situações não acompanharam o processo por desinformação com relação às necessidades apresentadas ao longo do relato do livro.

Maria Luiza irmã de Maria Paula, participou de toda organização do evento e fez questão de fazer a leitura de um trecho do livro que Maria Paula é descrita:

“Como posso rotular essa pessoa como sendo “alguém que vive no seu mundinho” ou uma pessoa “isolada”, se foi ela que nos trouxe para a vida? Não estou romantizando o autismo, mas Maria Paula nos fez enxergar a necessidade de nunca desistir, de sermos fortes em momentos difíceis e de termos altas expectativas para seu desenvolvimento e capacidade. Como posso dizer que ela vive no seu mundinho, se ela traz o mundo para nós, se ela consegue fazer uma leitura tão real e clara do mundo que nos abre os olhos para o que é essencial na vida? Como posso dizer que ela não tem empatia, se em suas relações ela teme os extremos da vida, a infância, devido à sua fragilidade, e a velhice, que é carregada de cuidados, de receio e de preocupação? Ela entende a realidade e a vida bem melhor e com uma sensibilidade invejável para todos nós.”

 A cerimônia teve a preocupação de ser inclusiva, considerando a presença dos amigos Gerre e Vinícius (ambos surdos), a equipe solicitou a presença da intérpretes Charleny, que é amiga da família e Glauciene amiga da família e esposa do Gerre.

A escritora teve sua fala apresentando a motivação da escrita do livro como sendo algo necessário para o autoconhecimento da filha e que o evento de lançamento do livro partiu do resultado positivo junto a filha após a leitura do livro físico, Mair contou como foi importante os relatos para que Maria Paula percebesse que ela é uma vitoriosa por ter encontrado maneiras de lidar com suas estereotipias, superando os desafios e barreiras que a sociedade impõe, tendo certeza que a família sempre está presente ao seu lado.

A escritora respondeu a algumas perguntas dos convidados e enquanto foi servido um coquetel ela autografou alguns livros junto com Maria Paula.

Confira abaixo algumas fotos do evento…

- Advertisement -spot_img
Rodolpho Rocha
Rodolpho Rochahttps://portaladn.com.br
Empresário, Árbitro de Futebol e apaixonado pelo Jornalismo local.
- Publicidade -spot_img

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -spot_img

Related News

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui