Trabalhando na Paróquia Senhor Bom Jesus em Água Doce do Norte — ES — há dois anos e dois meses, a missionária da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Irmã Sílvia Regina, atuou com muito empenho em diversas frentes auxiliando Padre João Batista.
Natural da cidade de Guimarães, Maranhão, a religiosa chegou a Água Doce no dia 8 de agosto de 2020, em pleno auge da pandemia. Com ela vinham outras freiras: Irma Ana Maria, Irmã Sílvia Miranda, que permanece aqui, e a provincial, Irmã Renisa, que as acompanhou até a chegada das religiosas na Paróquia e depois retornou a São Paulo. Provincial refere-se a quem governa uma província.
Irmã Sílvia Regina abraçou as necessidades paroquiais com empenho missionário que os desafios da pandemia exigia, muitos paroquianos estavam se contaminando enquanto outros perdiam à vida. Ainda assim ela colaborou na assessoria de pastorais como: Coroinhas, Catequética, Familiar, Litúrgica, Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística, visitas às famílias, visitas e celebrações nas comunidades.
Perguntada pelo Site ADN quais os desafios encontrados, ela responde:
“No início era tudo muito difícil principalmente a adaptação, pois estamos iniciando uma missão, muitas vezes me senti perdida sem saber por onde começar ou caminhar, mas a acolhida das pessoas, o respeito e o se colocar à disposição foi um grande aprendizado, pois, eu também era uma estranha na vida de cada pessoa deste município.”
Ainda perguntada sobre o que levaria de Água Doce, a missionária disse:
“Levo comigo uma bagagem muito cheia de tantos aprendizados. No decorrer deste tempo que aqui fiquei pude presenciar pessoas acolhedoras, generosas, humildes, batalhadoras, pessoas de oração. E claro, levo também as lindas paisagens que nunca vi em lugar nenhum, a riqueza das pedras, quantas vezes me deparei comtemplando, mas só tive coragem de subir em duas.”
Irmã Sílvia Regina será transferida pela sua Congregação para Eldorado, interior de São Paulo e celebração de envio será no dia 25, Celebração de Natal, às 19h. Nesta missa também será enviado o nosso querido Padre João Batista para Pedro Canário.
A Religiosa deixou uma mensagem para os paroquianos pedindo que cada um conserve o que tem de melhor e somar para que a Paróquia Senhor Bom Jesus continue crescendo na fé, fraternidade e harmonia e ainda acrescentou dizendo que a Liturgia é fonte de alimento espiritual.
Desejamos a Irma Sílvia Regina uma santa missão em El Dourado e deixamos o nosso muito obrigado pela dedicação missionária em Água Doce do Norte.
Edilson Xavier é escritor, formado em Línguas e Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).