Diante dos últimos acontecimentos, o povo de Água Doce do Norte, tem visto a política local cada dia mais movimentada, muitas estratégias sendo criadas, várias alianças sendo formadas e a população cada vez mais confusa, acompanhando a distância o desfecho final dessa disputa pelo poder.
No dia 25 de abril de 2020, o então prefeito municipal Paulo Márcio, reuniu lideranças políticas em sua residência para anunciar a indicação do vereador Mérson do Zé Manelão (PSB), como seu possível sucessor no comando da cidade, dias depois o nome do advogado, Dr. Kelmy Mendes (PSB), também foi confirmado como pré-candidato a vice prefeito, formando assim uma dupla de jovens que lutariam pela vitória nas próximas eleições municipais.
Infelizmente no último dia 22 de julho de 2020, Paulo Márcio veio a óbito por conta do temido coronavírus, após ficar 17 dias internado em um Hospital de Colatina, e com isso, Jacy Donato (PV), que havia retornado para a cidade 8 dias antes, assumiu em definitivo o comando do município até o próximo dia 31 de dezembro de 2020.
Diante dos fatos, uma reunião foi realizada na última segunda-feira (27), com várias lideranças que definiram, que por motivos estratégicos, eles precisariam de um nome que morasse na sede para representar o grupo como pré candidato a prefeito, inclusive tiveram o apoio imediato da dupla Mérson e Kelmy, que se colocaram a disposição para continuar no grupo estando dentro ou fora da chapa de campanha.
Após muita conversa, eles decidiram indicar o nome do atual prefeito municipal, Jacy Donato como possível postulante ao cargo de prefeito a partir de 2021, tendo ao seu lado o atual vereador Mérson do Zé Manelão que aceitou ser pré candidato a vice.
Ao site Portal ADN, Jacy explicou porque aceitou o desafio, “Nunca passou pela minha cabeça me candidatar a prefeito de Água Doce do Norte, mas eu jamais me perdoaria em ver tantos sonhos do nosso amigo Paulo Márcio sendo esquecidos e deixados de lado, por isso coloquei meu nome a disposição, pois pretendo dar continuidade a cada projeto que ele nos deixou, se o grupo definir que serei eu, com certeza iremos lutar juntos durante o período eleitoral”. Completou Jacy ao Portal ADN.
Jacy Donato sempre foi companheiro político de Paulo Márcio, eles estiveram juntos desde a campanha eleitoral de 2012, quando Jacy se candidatou a vereador sem consegui muito sucesso nas urnas. Em 2014, através de uma eleição suplementar após a cassação do então prefeito Adilson da Saúde, Jacy se tornou vice prefeito ao lado de Paulo Márcio e depois se reelegeram juntos em 2016, derrotando o ex prefeito Abraão Lincon.
Recentemente, Jacy teve seu nome envolvido nas mídias, por conta do período em que ele residiu nos Estados Unidos enquanto era vice prefeito municipal, sobre este caso ele nos disse, “Meu primeiro ato como prefeito foi mandar apurar os fatos, tenho todos os documentos em mãos, e quanto aos poucos meses que recebi, já providenciei a devolução aos cofres públicos, mesmo sem haver tal necessidade, afinal não cometi nenhuma irregularidade, o dinheiro era meu. No entanto não gosto de comentários negativos sobre meu nome, tenho família e sempre procurei honra-los a todo custo, estou sofrendo muito com a perda do nosso amigo Paulo Márcio, por isso entendo que este não é o momento para tocar neste assunto, mas graças a Deus, minha inocência já foi comprovada através de documentos, posso seguir de cabeça erguida” finalizou o prefeito municipal de Água Doce do Norte.
Portanto o grupo que antes era liderado por Paulo Márcio, agora se encontra nas mãos de Jacy Donato, que aos poucos está conquistando seu espaço na política de Água Doce do Norte.