IníciodestaqueJustiça impugna candidatura de Jacy Donato (PV), para as eleições 2020, advogado...

Justiça impugna candidatura de Jacy Donato (PV), para as eleições 2020, advogado disse que entrará com recurso.

- Advertisement -

Foi impugnada nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2020 a candidatura do atual prefeito de Água Doce do Norte, Jacy Rodrigues da Costa, mais conhecido como Jacy Donato.

Jacy se tornou vice prefeito de Água Doce do Norte, após a cassação do então prefeito, Adilson da Saúde, durante uma eleição contemporânea que precisou ser realizada no ano de 2013. Na ocasião Paulo Márcio se elegeu prefeito municipal pela primeira vez, para cumprir o mandato de 2 anos, e logo em seguida foi reeleito ao lado de Jacy Donato, para governar o município entre os anos de 2017 a 2020.

Após ser reeleito,  Jacy contribuiu na administração de Paulo Márcio por pouco mais de um ano de mandato, e depois se viu na necessidade de se mudar para os Estados Unidos, onde trabalhou como pedreiro por 18 meses, para realizar o sonho de sua filha de cursar medicina.

Mesmo sendo muito bem remunerado no exterior enquanto desempenhava a profissão de pedreiro, Jacy abandonou toda sua vida na América e retornou para sua cidade natal, quando teve sua presença solicitada de forma imediata pela atual administração. Isso ocorreu durante o período em que Paulo Márcio esteve internado em um Hospital de Colatina, após ser gravemente contaminado pelo temido coronavírus.

Dias após retornar para Água Doce do Norte, Jacy precisou conviver com a morte do seu amigo Paulo Márcio, e consequentemente precisou ser definitivamente empossado como prefeito municipal de Água Doce do Norte.

Após ser empossado como prefeito municipal, Jacy foi convidado a se tornar “cabeça de chapa” no lugar do atual vereador Emerson Salazar (Merson), que até então havia sido o escolhido por Paulo Márcio para ser o candidato a prefeito do grupo político liderado por ele até aquele momento.

Jacy aceitou o convite de se candidatar para uma possível reeleição no município, e daí em diante, começaram diversas matérias maldosas em sites e canais de rádios e TV, envolvendo seu nome de forma tendenciosa e visando diversos interesses pessoais.

Na ocasião, muito se falou que Jacy teria recebido os salários integral de vice prefeito durante todo período em que esteve ausente, que correspondia ao valor mensal de: R$ 5.750,00.

Em uma entrevista concedida ao site Portal ADN, Jacy negou tal acusação, e disse que recebeu apenas 5 meses de salários, e ainda assim, por conta de uma determinação do procurador jurídico da prefeitura, que obrigou que a tesouraria efetuasse o pagamento dos vencimentos, e que todo o valor recebido por ele, havia sido devidamente devolvido aos cofres públicos, mesmo que a lei orgânica do município naquela ocasião, permitisse que ele residisse fora do país por tempo indeterminado, portanto, tal devolução dos salários teria sido desnecessária, mas por questão de moralidade, Jacy disse que não tinha porque agir de maneira diferente.

No último dia 02 de outubro, o grupo político liderado por Jacy Donato, realizou um grande Encontro Feminino, no espaço Iara Eventos, com centenas de mulheres que se colocaram a disposição de ajudar na campanha de sua chapa, na ocasião, as ruas do município ficaram lotadas para declarar apoio a candidatura de Jacy e seu vice, Merson.

O que Jacy e Merson não sabiam, é que a coligação adversária, liderada pelo ex prefeito Abraão Lincon, através do competente advogado, Dr. Carlos Roberto Sigesmundo Júnior, entraria com um pedido de impugnação no mesmo instante em que Jacy e seus companheiros comemoravam o sucesso do evento realizado naquela noite.

O juiz eleitoral da 23ª Zona Eleitoral de Barra de São Francisco – ES, Dr. Thiago Balbi, acatou o pedido de impugnação, por entender que Jacy Donato, deveria está residindo em Água Doce do Norte antes do dia 04 de abril de 2020 (6 meses antes do registro de candidatura). E como já citamos acima, durante este período, Jacy estava residindo nos Estados Unidos, e só retornou para Água Doce do Norte no último dia 14 de julho de 2020, e por conta disso, ele não se enquadrou nas exigências da legislação da Justiça Eleitoral, para conseguir se tornar um candidato apto para a disputa das próximas eleições municipais.

Entramos em contato com o advogado da coligação “Por Amor a Água Doce do Norte”, Dr. Denilson Louback, para saber dele, quais serão os próximos passos jurídicos tomados por ele, após receber essa notícia que pegou boa parte da população aguadocense de surpresa.

De acordo com o advogado, um recurso já está sendo preparado, baseado no fato de que o Tribunal Superior Eleitoral entende que uma pessoa que já tinha domicílio eleitoral anteriormente, e por algum motivo precisou morar em outra cidade, esta pessoa não perde o domicílio pelo simples fato de não residir na cidade, afinal o título eleitoral ainda pertence a este município.

No caso específico de Jacy Donato, ele é eleitor aguadocense desde o ano de 1981, e está devidamente quitado com seus compromissos exigidos no cartório eleitoral, por conta disso, Dr. Denilson Louback, acredita que tal sentença poderá ser revertida em questão de dias.

Pensando na pior das hipóteses, caso Jacy Donato realmente fique de fora da disputa, a coligação, poderá realizar uma troca de candidato entre os filiados nos respectivos partidos coligados, ou se preferir, eles poderão abandonar as eleições, e declarar apoio a um candidato de outra coligação em disputa.

Entramos em contato com Jacy Donato, que nos disse está tranquilo quanto a qualquer decisão que seja tomada pela justiça, confira na íntegra, a resposta de Jacy Donato diante dessa situação:

“Olha, quando me tornei vice prefeito de Água Doce do Norte, me coloquei a disposição da população para atender nossa cidade sempre que nosso eterno Paulo Márcio não pudesse está presente, e quando o município precisou de mim, não pensei duas vezes e retornei para o lugar onde amo, mas infelizmente em nossa cidade, existe um grupo de pessoas que estão sedentas para retornar ao poder, e para conseguirem isso, estão dispostas a qualquer coisa, por isso tentam denegrir nossa imagem o tempo inteiro, levam as decisões para o “tapetão”e fazem de tudo para tumultuar o processo eleitoral de Água Doce. O motivo de tanta ambição pelo poder eu sinceramente não sei explicar. Se acham, que o fato de eu ter morado nos Estados Unidos me torna uma pessoa tão ruim quanto eles pregam, então que vençam nas urnas, porque infelizmente parece que não estão preparados para essa disputa em situação de igualdade. Quanto a decisão da justiça, vamos aguardar o recurso que será encaminhado pelo nosso advogado nesta quinta-feira (15), e depois certamente vamos nos pronunciar sobre o fato ocorrido.” finalizou Jacy ao site Portal ADN.

- Advertisement -spot_img
Rodolpho Rocha
Rodolpho Rochahttps://portaladn.com.br
Empresário, Árbitro de Futebol e apaixonado pelo Jornalismo local.
- Publicidade -spot_img

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -spot_img

Related News

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui