Um menino de 10 anos foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (21) após o desabamento de uma casa na região da Lagoa Jesuína, zona rural de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo. A residência foi destruída durante a madrugada em meio às fortes chuvas que atingiram o município.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a criança estava desaparecida desde o deslizamento de terra que provocou o desabamento do imóvel e foi localizada soterrada entre os escombros.
Outros dois adultos ficaram feridos e conseguiram sair da casa a tempo. A Prefeitura de Rio Bananal informou que, ao todo, cinco pessoas estavam na residência no momento do acidente.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar permanecem no local realizando o trabalho de retirada do corpo. Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Alexandre Cerqueira, o acesso à área é difícil, o que torna a operação mais complexa.
“Uma equipe realizou o deslocamento a pé até a região. Equipes já estavam no local e agiram o mais rápido possível para realizar o socorro às vítimas”, explicou o comandante.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte da criança e afirmou que as causas do desabamento ainda estão sendo investigadas.
“Não sabemos se foi tromba d’água ou uma barragem que estourou, essa informação ainda está sendo apurada. A casa foi destruída, infelizmente. O Corpo de Bombeiros está na região para retirada do corpo”, disse o governador.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Rio Bananal registrou o maior volume de chuva do Espírito Santo nas últimas 24 horas: foram 310 milímetros, quantidade bem acima da média esperada para todo o mês de janeiro, que é de cerca de 200 milímetros.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Júnior, informou que equipes do Corpo de Bombeiros de Linhares foram acionadas imediatamente, mas enfrentaram dificuldades para chegar ao local devido à queda de barreiras nas estradas de acesso.
“Dada a complexidade da situação, os militares acionaram o Centro Especializado de Resposta a Desastres, que está em deslocamento até a região de helicóptero para prosseguir nas buscas”, afirmou. Ele destacou ainda que continua chovendo e há previsão de mais chuva para as próximas horas.
Em nota, a Prefeitura de Rio Bananal informou que o alto volume de chuva vinha sendo monitorado desde o início da semana, com a emissão de alertas à população e orientações a produtores rurais para a redução do nível de água em barragens, como medida preventiva.
O município também registrou o transbordamento de alguns rios no interior, mas, até o momento, não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas. ( Da redação com Defesa Civil do ES)
Fonte: Tribuna Norte Leste

