Na manhã deste sábado, 26/08, o ônibus das 6h50min que seguia de Água Doce para Barra de São Francisco se deparou com muita lama em um trecho ainda não asfaltado na altura da Comunidade Santa Rosa, em consequência da chuva de ontem. Ele estava abarrotado e havia mais pessoas em pé do que sentadas. Isso porque a empresa de transporte, sem dar explicação, retirou o ônibus que dava suporte à linha neste horário, deixando apenas um ônibus para buscar os passageiros de Água Doce e Rio Preto, tornando o meio de transporte, neste horário, superlotado.
Ao passar pela comunidade de Santa Rosa, em um trecho ainda não asfaltado, havia muita lama devido à chuva de ontem e o fluxo era intenso. Ao encontrar uma carreta de grande porte, o motorista do ônibus precisou encostar um pouco mais para o meio da lama. Então, o transporte coletivo começou a patinar no meio daquele barro, chegando mais próximo à encosta. Uma mulher de nome Lucilene, moradora de Água Doce, se levantou e começou a gritar, dizendo: — Isaias, deixa eu descer que estou com medo! Isaias era o motorista do ônibus. Outras pessoas se identificaram com a mulher e se aglomeraram na porta de saída, obrigando o motorista a abri-la.
Grande parte dos passageiros desceu no meio da lama e caminhou um pouco mais à frente. Para a sorte de todos, os operadores das máquinas pesadas já estavam chegando para começar os trabalhos de retirada da lama e deram suporte, usando uma das máquinas para arrastar o ônibus.
Tudo não passou de um susto e logo em seguida, Isaias conduziu o ônibus com segurança até a rodoviária de Barra de São Francisco.
Edilson Cezar Xavier é escritor, formado em Línguas e Letras na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).