O Currículo escolar é um documento orientador para as escolas da rede pública e privada, neste documento estão as “habilidades” previstas para o desenvolvimento de competências necessárias à pessoa nas áreas de conhecimento e distribuídas de acordo com a idade/série do aluno.
Quando a escola recebe um aluno com deficiência precisa fazer uma sondagem com a família e os profissionais que acompanham a criança, a fim de diagnosticar e estabelecer as bases para o atendimento.
Toda pessoa é única, não existe receita pronta no ensino, todas as ações devem ser cuidadosamente analisadas e discutidas com a equipe. No caso da pessoa apresentar comportamentos que não permitam o ensino das habilidades pedagógicas, se faz necessário o trabalho com o currículo funcional, ou seja, a equipe deve criar estratégias para promover o desenvolvimento dos pré requisitos para a aprendizagem dos conteúdos pedagógicos.
O uso da linguagem é um dos primeiros pré-requisitos, sendo o aluno verbal ou não a equipe deve se preocupar em criar condições para o aluno se expressar e de emitir respostas ao meio. O uso da linguagem pode se dar na vocalização, imitando uma palavra ouvida.
Na nomeação ou descrição de objetos, pessoas, eventos. Pedir ou solicitar algo, um comportamento que diminui as crises e permite a auto regulação. Interação, mesmo com algumas necessidades do uso de ambientes controlados, a interação com os pares é muito importante.
O tempo que a criança consegue se manter concentrado na realização de uma atividade é muito importante, o estímulo se dá desde a seleção da tarefa e a manutenção do foco.
As condições que a criança apresenta em permanecer sentado por um período suficiente para a realização de alguma atividade. Lembrando que além das habilidades citadas existem outras que são tão importantes quanto, e que precisam ser identificadas e trabalhadas para o atendimento às necessidades do aluno.
https://inctecce.com.br/images/artigo/Verdu.pdf