Água Doce do Norte voltou a ter 9 vereadores representando o poder legislativo do município, tudo por conta da posse provisória do suplente imediato Rodrigo Gomes (PP), popularmente conhecido como Cigano.
Rodrigo Cigano entra no lugar do vereador Fernando Caitano, que sem dá satisfação aos colegas da câmara, viajou para os Estados Unidos, onde se encontra até o presente momento sem data prevista de retorno.
Fernandinho do Jorgeira como é conhecido, se ausentou no início deste ano, e desde o mês de março, ele não recebe os salários que deveriam ser pagos pela câmara municipal.
No último dia 09 de abril, após a ausência do vereador se tornar motivo de polêmica na cidade, seu assessor, Jonata Costa protocolou uma licença de 119 dias, na qual permite que Fernando se ausente do município sem remuneração.
O presidente da câmara, Hélio da Água, juntamente com os demais vereadores, estudaram o caso, e chegaram a conclusão de que Fernando deveria ser substituído imediatamente pelo suplente, Rodrigo Cigano.
Em sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira (27), Rodrigo foi empossado e assumiu o lugar de Fernando temporariamente, até que o prazo da licença chegue ao fim, e nesse caso, deverá manter Jonata Costa como seu assessor.
A posse de Rodrigo, contou com a autorização da Justiça Eleitoral, que entendeu a necessidade do município voltar a ter 9 vereadores participando das atividades cotidianas, no intuito de contribuir para o crescimento de Água Doce do Norte.
Caso Fernando não retorne dentro do prazo estipulado em licença (6 de agosto de 2024), Fernando terá seu mandato cassado imediatamente, e Rodrigo deverá ser efetivado em definitivo como vereador de Água Doce do Norte, terminando o pleito que vai até o dia 31 de dezembro de 2024.