A população de Água Doce do Norte, chora até hoje, a morte do eterno prefeito do povo, Paulo Márcio Leite Ribeiro, que faleceu aos 50 anos no último dia 22 de julho de 2020, vítima do maldito vírus da Covid-19.
Na ocasião que Paulo veio a óbito, vários prefeitos da região enviaram mensagens de solidariedade aos familiares do amigo que nos deixou de uma maneira tão precoce, inclusive o atual prefeito de Ecoporanga Elias Dal’Col, que fez questão de comparecer no cortejo funeral realizado em homenagem à Paulo Márcio.
A questão é que recentemente, Elias também foi diagnosticado com o vírus, e na oportunidade ele mesmo tratou de informar para a população sobre o seu contágio, para que pessoas ligadas à ele pudessem se cuidar e possivelmente se isolarem.
O que parecia ser uma atitude digna de aplausos, se tornou rapidamente em um possível ato de irresponsabilidade praticado pelo prefeito ecoporanguense, que após ficar 8 dias afastados de suas funções administrativas, retornou aos trabalhos nesta terça-feira (30), distribuindo ordens por todo o prédio da prefeitura, e como se não bastasse, ele ainda circulou pelas ruas da cidade, colocando a saúde de vários moradores em risco.
Importante lembrar, que Elias Dal’Col, começou a sentir os sintomas da doença na sexta-feira (19), porém o teste só foi realizado na segunda-feira (22), mostrando resultado positivo para o temido coronavírus.
Baseado nas recomendações da OMS, o prefeito teria que ficar por mais 14 dias isolado, sendo que ele só cumpriu 8 dias desse prazo. Informações passadas ao nosso site, dizem que o próprio médico que consultou o prefeito, alertou para que ele se mantivesse em isolamento até no mínimo quinta-feira (02) dessa semana, pois até então ele continua sendo um paciente transmissor do vírus.
A atitude de Elias Dal’Col, não refletiu bem no município, pois como todos sabemos, o estado do Espírito Santo está vivendo um colapso na saúde estadual, onde médicos estão optando por quais pacientes terão direito a vagas na UTI, e até mesmo vagas em enfermarias, isso sem contar a falta de estrutura do Hospital FUMATRE em Ecoporanga, que não possui condições mínimas de realizar um tratamento de excelência em pacientes com coronavírus.
Atualmente Ecoporanga possui 164 pacientes em tratamento, sendo que 39 óbitos já foram registrados no município. Vamos esperar e torcer para que o próprio prefeito da cidade não contribua para que esses números aumentem nos próximos dias.
Entramos em contato com o prefeito Elias Dal’Col, mas até o fechamento dessa matéria, não tivemos respostas sobre o assunto, continuaremos a disposição do prefeito para quaisquer tipo de esclarecimento.
Em suas redes sociais, Elias publicou um vídeo dizendo se sentir bem, e aproveitou para alertar a a população e recomendar os devidos cuidados de prevenção contra a doença, ele chega a comentar que sua esposa também foi contaminada pelo vírus, e que ambos sofreram com os sintomas.
Confira o vídeo abaixo: