O capixaba Mateus Soares, de 24 anos, foi o campeão da última edição do Cartola PRO. O morador de Colatina, região Noroeste do Espírito Santo, superou mais de 424 mil concorrentes para ficar com o título. Com a aproximação do início do Campeonato Brasileiro 2019, o cartoleiro revelou qual é a sua grande expectativa para esta temporada: conquistar o bicampeonato.
– A expectativa é a melhor possível. Como as regras não mudaram muito, e eu já conheço um pouco do game, então tenho certa experiência. Vamos tentar (ser campeão novamente), mas quem sabe… ser bicampeão é muito difícil.
Após o título, Mateus confidenciou duas de suas estratégias no game: escalar jogadores de times que atuavam em casa e ter em Lucas Paquetá, ex-meia do Flamengo, uma espécie de “medalhão”. A cria rubro-negra, no entanto, foi vendida ao Milan e não disputará a edição deste ano do Brasileirão. Questionado sobre quem poderá sucedê-lo, o capixaba deu indícios que outro flamenguista pode ocupar esse lugar.
– O Paquetá fará muito falta, mas ainda não tenho um jogador “medalhão”. Isso será com o decorrer do campeonato, que vou estar estar escolhendo essa cara de segurança. O Arrascaeta é o nome mais cotado, até por eu ser flamenguista e pelo Flamengo ter um “ataque dos sonhos”. O Arrascaeta poderá ser essa peça.
Outro ponto que Mateus terá que contornar nesta edição é a possibilidade de não poder utilizar jogadores do Palmeiras, atual campeão do Brasileirão (o clube e o game estão buscando um acordo para a utilização dos atletas). Para muitos, a equipe paulista tem o melhor elenco do país, sendo um “prato cheio” para os cartoleiros; mas, para o capixaba, a possível ausência do Verdão não trará tantos problemas para ele.
– O Palmeiras é só uma ferramenta a mais para mim. Não uso o Palmeiras como time base, não uso como estratégia. Nunca utilizei muitos jogadores do Palmeiras, mas é claro que tem várias boas peças, como na defesa, exemplo do Gustavo Gomez. Eles têm bastante peças no meio-campo, no ataque tem o Dudu, que foi referência no Cartola do ano passado. Perco algumas peças, mas não influencia muito. Não me faz falta.
Capixaba esboça seu ataque para a rodada de estreia
O Brasileirão só se iniciará no próximo sábado. Mas a equipe do GloboEsporte.com resolveu desafiar o capixaba a montar a sua equipe, caso a competição começasse neste final de semana. Mateus revelou possíveis nomes que poderiam integrar o seu time, porém acredita que ainda é muito cedo para pensar em um time ideal.
– Ainda não cheguei a um time ideal, porque o time que montei, vários jogadores não irão atuar. Tenho uma estratégia de escalar o time faltando um ou dois dias para o fechamento do mercado, porque você pega o time ideal. Estudo durante a semana e, nesse prazo, monto o time. Mas se eu fosse escalar neste final de semana, no ataque tem Bruno Henrique, Ricardo Oliveira, Nico López, Everton Cebolinha… tem bastante gente. O técnico vai da cabeça de cada cartoleiro, porque ele vai pensar em ganhar cartoletas, então provavelmente ele escalará o mais barato. O Cazares seria o cara da rodada, mas não vai jogar. Têm os meias do Flamengo, o Ganso… É mais ou menos por esse lado. Mas eu não tenho uma base certa, ainda.