Conhecido como um dos principais Sindicatos do noroeste do Espírito Santo, o SINDINORTE virou alvo contínuo do atual prefeito Abraão Lincon nos últimos dias.
Recentemente, Abraão solicitou aos vereadores, que analisassem e votasse em favor de uma mudança no Estatuto dos Servidores Públicos de Água Doce do Norte, onde atualmente permite que três servidores efetivos da prefeitura, possam exercer suas funções em mandato classista.
O pedido de Abraão, é para que apenas um destes servidores continuem a disposição do sindicato, para que os outros dois, possam voltar a ficar a disposição do poder público municipal.
De acordo com Abraão, o principal motivo dessa solicitação, é por conta da necessidade de adequação econômica do município, onde diversos gastos deverão ser revistos e cortados pela gestão municipal.
Para que fique bem claro as exigências e condições propostas pelo prefeito Abraão, ele chegou a sugerir através de um documento oficial, que cada entidade similar ao SINDINORTE, pudesse ter no máximo 01 (um) funcionário a cada 300 (trezentos) associados que fossem servidores públicos municipais efetivos e ativos na entidade, não fazendo parte dessa contagem, os associados contratados e efetivos aposentados.
No entanto, após ficar constatado, que todo município de Água Doce do Norte, possui apenas 268 servidores efetivos ativos, a emenda foi alterada para o limite mínimo de 250 associados para cada funcionário solicitado pela entidade, o que de fato deu a entender por parte de membros da diretoria do SINDINORTE, que a ideia inicial não passava de um viés político por parte de Abraão, contra os atuais servidores públicos, que se encontram a disposição do sindicato, pois ao exigir 300 associados, o número jamais seria atingido, pois mesmo que o SINDINORTE conseguisse 100% dos servidores efetivos ativos no município, o limite máximo de associados, seria de 268 pessoas apenas.
Entramos em contato com o presidente do SINDINORTE, senhor Vandeir Lemos, que nos garantiu que tudo não passa de uma perseguição política, “Infelizmente nosso município viverá sempre no retrocesso, enquanto houver governantes com ódio pessoal contra pessoas que procuram ajudar ao próximo. O SINDINORTE sempre batalhou para proporcionar benefícios ao povo aguadocense, que tanto depende de salários mais dignos dos servidores públicos municipais, para manter nossa economia ativa e cada vez mais forte, isso parece ter incomodado muita gente que ao invés de governar está agindo como se a cidade fosse deles, mas eu ainda quero acreditar no caráter dos vereadores, o poder da caneta está nas mãos de cada um deles. Veremos até onde eles conseguem ter força em suas decisões e votar sem a necessidade de interferências externas.” concluiu Vandeir, em tom de muito nervosismo por conta de toda essa situação.
Outra questão que deixou os diretores do SINDINORTE sem explicação, foi o pedido para que a licença remunerada seja de apenas um mandato, sendo que em caso de reeleição, o servidor eleito tenha que trabalhar como um simples voluntário da população. Vandeir também falou sobre o assunto, “O que me deixa mais triste é saber que essa ideia absurda partiu de um vereador, ele atualmente está em seu segundo mandato, representando o distrito de Vila Nelita, será que ele também está trabalhando como voluntário para o povo aguadocense?”
Explicando melhor o desejo de Abraão através da emenda que provavelmente será aprovada, na prática funcionará da seguinte forma:
- Dos três funcionários que atualmente estão à serviço do SINDINORTE, apenas um deles continuará na função, e como prevê o Estatuto, a cada três anos uma nova eleição será realizada para eleger o presidente do SINDINORTE, que contará ainda com vários diretores que deverão ser devidamente associados no sindicato. Este presidente deverá exercer com maestria todo serviço que antes era dividido por três, e caso ele obtenha sucesso nessa tarefa quase impossível, e seja reeleito por mais um mandato, este presidente não poderá receber pelos honorários mensais, devendo trabalhar literalmente de graça em benefício do município, enquanto o prefeito e os vereadores, continuarão recebendo seus salários normalmente.
A votação que decidirá o futuro das condições de trabalho dos servidores públicos atuais que estão a disposição do SINDINORTE, será realizada na próxima quarta-feira, 10 de março de 2021, a partir das 17h em Sessão Ordinária que acontecerá na Câmara Municipal de Água Doce do Norte.
A expectativa é enorme para saber como será o voto de cada um dos vereadores.