No dia 02 de maio, sábado, foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Ecoporanga o primeiro caso de Coronavírus no município. A paciente, 73 anos, moradora da zona rural, foi diagnosticada em um hospital na grande Vitória. A idosa veio a falecer no dia seguinte.
A idosa sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no dia 24 de fevereiro de 2020. Foi encaminhada para o hospital de São Mateus. Logo após o diagnóstico do AVC, foi realizado uma ressonância e localizado um tumor em sua cabeça. No dia 08 de março, a senhora foi encaminhada a um hospital na capital para realização de uma cirurgia de extração do tumor. O procedimento cirúrgico demorou alguns dias para acontecer, sendo realizado no dia 23 de março. Durante esse período de tratamento, duas filhas se revezaram para cuidar da mãe.
Após a cirurgia a idosa contraiu uma infecção e teve que voltar para o centro cirúrgico. Foram realizadas duas cirurgias, a paciente foi encaminhada para a UTI.
Neste dia 23 de março a filha que estava acompanhando a mãe retornou para a zona rural de Ecoporanga, na UTI não é permitido acompanhantes. A partir desta data nenhum familiar teve contato com a paciente.
A confirmação do Coronavírus aconteceu no dia 02 de maio, nove dias após a paciente ter entrado na UTI. No domingo de madrugada a idosa veio a falecer.
A filha que estava acompanhando a mãe quando a mesma deu entrada na UTI, está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ecoporanga. Já está no décimo segundo dia de quarentena e não desenvolveu nenhum sintoma associado ao Covid-19, assim como todos da família.
O corpo da senhora chegou e foi direto para o cemitério de Ecoporanga. Não houve velório, seguindo todos os procedimentos que é necessário, quatro pessoas da família acompanharam o sepultamento, com os equipamentos de segurança exigidos, mantendo sempre 50 metros de distância.
“É um sentimento muito estranho. Um momento que não desejo há ninguém, muito triste. Por isso reflitam, repensem, coloquem no lugar de tantas famílias que estão passando o que nossa família está passando, respeitem a dor de tantas pessoas antes de falar em redes sociais. Nossa vó já estava bem debilitada e acredito que o vírus foi o golpe fatal, mas volto a dizer, depois que ela entrou para a UTI ninguém da família teve mais contato. Tomem cuidado ao irem em hospitais, o risco de contaminação é muito grande”. Relatou um parente da idosa.
Joel Patrocínio de Oliveira, inscrito no CPF nº 020.288.517.83., torna público que requereu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Água Doce do Norte-ES,...