A justiça eleitoral convocou os representantes de todas as coligações que irão concorrer as eleições deste ano em Água Doce do Norte e Barra de São Francisco, para discutir assuntos referentes ao horário eleitoral que será iniciado nas rádios a partir do dia 09/10/2020.
Ficou definido que os candidatos deverão realizar suas respectivas propagandas eleitorais através de um sorteio para o primeiro dia de propaganda, e nos dias seguintes haverá um revezamento de horário entre os candidatos a prefeito e vereadores.
SOBRE A POLÍTICA EM ÁGUA DOCE DO NORTE
Na reunião também foi tratado outros assuntos referente a campanha eleitoral que está sendo realizada nas duas cidades, em Água Doce do Norte, já é de conhecimento de todos, a rivalidade alimentada pela cultura do povo aguadocense que vem trazendo diversos constrangimentos por conta das várias aglomerações na cidade em pleno período de pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a decisão que foi acordada e assinada pelos representantes que estiveram presentes na reunião, ficou proibido qualquer tipo de movimento político que caracterize discurso e pedidos de votos em locais públicos ou privados.
Quanto as visitas, essas serão permitidas, desde que seja respeitado o limite máximo de 15 pessoas (incluindo o candidato). As reuniões partidárias com os candidatos a prefeito e vereadores poderão ser realizadas tranquilamente com mais de 15 pessoas presentes no mesmo recinto, desde que sejam informativas e não caracterize pedidos de voto, e também deverão ser comunicadas ao Ministério Público, Polícia Militar e Cartório Eleitoral com 72 horas de antecedência, descrevendo data, horário e local onde serão realizadas.
Importante lembrar que além das aglomerações em reuniões e comícios, outras medidas também foram tomadas para deixar a campanha mais justa e equilibrada, portanto a utilização de som automotivo, fogos de artifício (foguetes), carreatas e passeatas, também ficam vetadas por determinação da justiça.
Diante dos fatos, será cobrado uma multa diária de R$ 10.000 para a coligação que descumprir o acordo, além de responder por crime eleitoral diante da justiça.
Portanto fica proibido a realização dos movimentos que haviam sido marcados para acontecer no próximo final de semana, dos candidatos Jacy Donato, Abraão Lincon e Wanderson Transportes.
Apesar da insatisfação dos representantes de cada uma das coligações que estiveram presentes, a decisão parece ser mesmo irreversível por parte da justiça, pois apesar do início de um diálogo, tanto o Juiz Eleitoral, Dr. Thiago Balbi da Costa, quanto o promotor Eleitoral, Dr. Luiz Carlos de Vargas, foram categóricos e claros quanto as devidas proibições descritas acima.
O site Portal ADN entrou em contato com o Dr. Kelmy Mendes, que esteve presente na reunião representando o grupo liderado pelo atual prefeito Jacy Donato (PV), de acordo com Kelmy, essa decisão prejudica todo um planejamento de campanha que estava sendo feito pelo seu grupo, “Olha, até imaginávamos que uma hora ou outra isso poderia acontecer, afinal estamos em pleno período de pandemia, mas sinceramente não passava pela nossa cabeça que seria de forma imediata, pois havia uma expectativa muito grande para o evento da próxima sexta-feira, nossos eleitores estavam eufóricos para participar da nossa “ONDA VERDE”, mas iremos respeitar a decisão da justiça eleitoral e cumprir cada uma das exigências”. finalizou ao site Portal ADN.
Já o candidato do PODEMOS, Douglas Gasparetto, mais conhecido como Gaúcho, fez questão de dizer que concorda com cada uma das recomendações imposta pela justiça eleitoral, “A decisão não poderia ter sido mais sensata, estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da história da humanidade, muitas pessoas estão perdendo suas vidas por conta do coronavírus, inclusive o nosso amigo e ex prefeito Paulo Márcio. As eleições tem a sua importância para o desenvolvimento do município, mas a manutenção de vidas é nossa prioridade, até mesmo porque sempre apoiamos as recomendações propostas pelo Comitê de combate ao coronavírus liderada pelo Padre João Batista e outras autoridades locais, e por conta disso nós do PODEMOS, reiteramos cada uma das normas de proibição que foram descritas na reunião, a vida segue em primeiro lugar, e estamos completamente de acordo com todas as recomendações que foram descritas em ata e assinada por todos os representantes que estiveram presentes, seguiremos nossa caminhada, cumprindo cada uma das exigências sem nenhuma objeção”. Disse Douglas ao site Portal ADN.
Tentamos contato com os representantes da coligação liderada por Abraão Lincon, mas não conseguimos informações, desde já nos colocamos a disposição de todos para os devidos esclarecimentos e opiniões por parte deles.
O candidato Wanderson Transportes não compareceu e nem enviou representantes para a reunião, portanto caso seja do seu interesse, também nos colocamos a disposição para esclarecimentos.