Léo Rosa lançou nesta quarta-feira, 1° de maio, uma campanha pela internet para dar continuidade ao tratamento de um câncer, doença que enfrenta há quase dois anos. Pouco mais de 24 horas depois de lançado o apelo, ele já conta com a adesão de inúmeros colegas, que vêm compartilhando e contribuindo. A onda de solidariedade veio junto com um movimento do ator de reduzir sua presença nas redes sociais. Ele conta que, embora siga postando, não está mais vendo mensagens:
– Desinstalei a comunicação por todas as minhas redes sociais. Elas me tomavam muito tempo. Hoje, só uso o SMS do celular.
Ele diz que a batalha contra a doença está dura.
– Depois de 18 meses sendo tratado pelo SUS, duas cirurgias, 29 sessões de quimioterapia e um possível encaminhamento para o transplante de medula óssea, descobrimos que a medicação não estava mais fazendo efeito. O tumor continua crescendo e a alternativa é um tratamento chamado Terapia Gerson, feito no México, cujos custos ficarão em R$ 140 mil – explica o ator de 35 anos, que preferiu não entrar em detalhes sobre a doença.
Léo comenta que a decisão de iniciar a campanha não foi fácil, mas necessária:
– Expor algo tão pessoal assim não é fácil, porque você acaba envolvendo a sua família e pessoas próximas. Mas, por outro lado, o tanto de carinho e amor que venho recebendo de amigos, colegas de profissão e até desconhecidos é algo inexplicável. Já me emocionei algumas vezes e não tenho dormido lendo as mensagens que recebo (no site da campanha).
Segundo o ator, a campanha é também uma forma de chamar a atenção para a situação da classe artística brasileira.
– Eu precisar expor essa necessidade de auxílio de forma pública. É quase algo didático neste momento em que os artistas vêm sendo tão subjugados e preteridos pela classe política. Nós, atores, somos o espelho da sociedade brasileira. Somos batalhadores e no final do mês também precisamos pagar as nossas contas.
Ele afirma ainda que a sua forma de enxergar a vida mudou por conta do câncer:
– Quando você passa por algo como o que estou passando, acaba perdendo a necessidade de ter certas urgências. Você passa a ver as coisas com mais calma, dar mais atenção para as pessoas.
Sobre os planos para depois que se recuperar, o ator diz que pensa em dar continuidade à corrente de amor que vem recebendo para ajudar outras pessoas:
– Não consigo pensar só em mim neste momento. Apesar de ser uma experiência pessoal, é algo que está acontecendo com muitos outros. E nem todos têm o privilégio de ter uma carreira que permita criar uma mobilização como a que estou vendo.
Até o momento, o ator conseguiu arrecadar 31% da quantia necessária (R$ 140 mil). No site da campanha, ele detalha o passo a passo do tratamento e os custos envolvidos.
Fonte.. g1