IníciodestaqueMaquiadora do ES recebe sementes misteriosas após fazer compra pela internet

Maquiadora do ES recebe sementes misteriosas após fazer compra pela internet

- Advertisement -

Uma maquiadora de 22 anos, moradora de Vila Velha, na Grande Vitória, procurou a Polícia Federal depois de receber sementes de um site chinês no lugar dos produtos que tinha comprado. Os pacotes foram entregues nesta quarta-feira (30) na Superintendência do Ministério da Agricultura, em Vitória.

Os recebimentos desses pacotes de sementes não solicitadas são investigados pelo Ministério da Agricultura. Até esta terça (29), já foram registrados 36 casos semelhantes em outros oito estados do Brasil. Esse foi o primeiro caso registrado no Espírito Santo e será encaminhado para análise em um laboratório federal.

A maquiadora Saky Martins relatou que recebeu uma mensagem dos Correios para retirar a encomenda em uma das agências da Grande Vitória. A jovem disse que tem costume de fazer compras em sites internacionais e sempre recebeu os produtos pedidos.

Desta vez, no entanto, ao invés de brincos, projetor de celular e um enfeite em miniatura, Saky recebeu dois pacotes de sementes e um termômetro.

“Eu recebi uma mensagem dos Correios para eu poder receber um item que o carteiro tentou entregar na minha casa e não conseguiu. Eu fui até uma agência e na hora que eu peguei o pacote, eu achei que não era o meu pedido por causa do formato”, contou.

Assim que recebeu a encomenda, Saky ligou para a Polícia Federal e foi orientada a entregar o pacote com as sementes na Superintendência do Ministério da Agricultura, em Vitória.

Segundo o ministério, a origem das embalagens é de países asiáticos, como China e Malásia. Os chineses negam o envio e falam que as etiquetas de postagem são falsas.

Orientações

O Ministério da Agricultura informou que a população não deve abrir as encomendas recebidas pelos Correio de pacotes de sementes não solicitadas, independente do país de origem.

“Esse material não pode ser aberto em hipótese nenhuma, porque se ele tiver contaminado com produto químico, com pragas, fungos e bactérias, elas poderão ter contato com o meio ambiente e não saberemos quantificar o dano desse recebimento ilegal”, alertou o superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Costa.

O Ministério da Agricultura já pediu que todas as superintendências estaduais comuniquem diariamente o recebimento de pacotes de sementes suspeitos.

O governo orienta a entrega do material em uma das unidades do ministério em seu estado ou no órgão estadual de defesa agropecuária.

O pacote também não deve ser descartado no lixo. A medida é para evitar o contato das sementes com o solo, o que poderia causar prejuízos ao meio ambiente e para as áreas agrícolas.

Problemas parecidos nos EUA e Canadá

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) abriu uma investigação para apurar a chegada de diversos pacotes de sementes misteriosas vindos, em sua maioria, da China.

O USDA disse que identificou mais de uma uma dúzia de espécies de plantas. O que intriga as autoridades é que o produto chegou na casa de milhares de americanos sem ter sido comprado ou solicitado.

“O Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal do USDA (Aphis) está trabalhando em estreita colaboração com a Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna, outras agências federais e departamentos estaduais de agricultura para investigar a situação”, disse o departamento.

Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra “sementes estrangeiras enviadas pelo correio da China ou Taiwan”.

- Advertisement -spot_img
Rodolpho Rocha
Rodolpho Rochahttps://portaladn.com.br
Empresário, Árbitro de Futebol e apaixonado pelo Jornalismo local.
- Publicidade -spot_img

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -spot_img

Related News

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui