Apontado como uma das principais lideranças políticas em oposição ao atual prefeito de Barra de São Francisco Enivaldo dos Anjos, o policial militar Marcelo Firmino, mostrou novamente sua força dentro da cidade francisquense nas últimas eleições.
Desde que colocou seu nome a disposição da população, se candidatando ao cargo de deputado estadual nas eleições nacionais de 2018, Firmino já surpreendeu logo de cara, atingindo a marca de 6.218 votos conquistados dentro da cidade de Barra de São Francisco, totalizando 8.110 votos em todo o estado, mas essa quantidade acabou não sendo suficiente para conquistar uma das vagas na assembléia legislativa naquelas eleições.
Na ocasião, Firmino viu Enivaldo dos Anjos se eleger para o seu terceiro mandato de deputado estadual, atingindo a marca de 24.202 voto em solos capixabas.
Dois anos mais mais tarde, nas eleições municipais de 2020, Firmino ficou impossibilitado de concorrer a qualquer cargo político, por questões burocráticas envolvendo sua prestação de contas das eleições anterior, e foi dos bastidores, que Firmino viu seu adversário Enivaldo dos Anjos, abrir mão da vaga na assembléia legislativa e quebrar todos os recordes contra o então vereador Juvenal Calixto, que na ocasião tomou o que na linguagem popular é chamado de capote, por conta da diferença histórica de 11.861 votos, que Enivaldo aplicou sobre Juvenal na campanha para prefeito de Barra de São Francisco.
Tendo em vista que a política está no sangue, Firmino não se candidatou em 2022, mas não se contentou em ficar de fora do processo eleitoral francisquense, e após diversas reuniões políticas, decidiu apoiar o vice prefeito de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda, considerado como um dos principais desafetos de Enivaldo no atual cenário político da cidade.
Contando com o apoio de Firmino, Gustavo se candidatou ao cargo de deputado estadual, e ao todo atingiu a marca de 13.615 votos, ficando como suplente, mas o que surpreendeu a todos, foi o fato de Gustavo ter conseguido mais votos em Barra de São Francisco do que Mazinho dos Anjos, sobrinho de Enivaldo e candidato que recebeu todo o apoio dos companheiros políticos do prefeito.
Outro candidato apoiado por Firmino foi Renzo Vasconcelos, este virou assunto em todas as conversas políticas após as eleições, pois ele conseguiu a incrível marca de 82.276 votos, se tornando o 3º candidato mais votado para a vaga de deputado federal do estado, mas por conta dos coeficientes eleitorais, acabou não se elegendo para o próximo pleito.
O que chamou a atenção em Renzo, foi que em Barra de São Francisco, o político colatinense conseguiu a marca de 3.270 votos, se tornando o candidato mais votado da cidade, tendo uma votação maior que Paulo Foletto que ficou com 2.227 e Neucimar Fraga com 1.231, ambos considerados parceiros de Enivaldo.
Agora vamos ao desenrolar final deste contexto, Firmino apoiou dois candidatos que foram os mais votados dentro de Barra de São Francisco, ou seja, na queda de braço com o prefeito Enivaldo dos Anjos, o grupo de Firmino saiu como vencedor.
E para uma próxima eleição municipal, quem será o cabeça de chapa que baterá de frente contra possivelmente o todo poderoso Enivaldo dos Anjos? Firmino? Ou o próprio Gustavo? Ou quem sabe um terceiro nome que surga nos bastidores nos próximos meses.
Se engana quem pensa que a campanha para prefeito em Barra de São Francisco começa em 2024, pois a tendência é que muitas decisões sejam tomadas desde já nos próximos dias.
Aguardemos os próximos capítulos dessa disputa que promete muitas emoções.