O aguadocense Wesley Pablo, morador do distrito de Vila Nelita, utilizou seu perfil do facebook para questionar a qualidade da água que chega até as casas dos moradores.
De acordo com Wesley, o filtro utilizado para manter a qualidade da água deveria durar 6 meses até uma nova troca, no entanto devido a quantidade de sujeira armazenada na caixa, o equipamento tem durado uma média de 15 dias apenas.
O morador não economizou nas palavras, e ainda disse que Vila Nelita tem sido abandonada pelas autoridades, e ainda concluiu dizendo, que de acordo com alguns relatos, até animais mortos já foram encontrados na caixa de água responsável por abastecer o distrito.
A publicação gerou alguns comentários, e o morador Edgar Patrício disse que ele também não concorda com a qualidade da água distribuída em Vila Nelita, porém ele entende que os grandes culpados por isso, são os próprios moradores, que não aceitam a prestação de serviços da CESAN, que inclusive já manifestou interesse em cuidar do tratamento da água do distrito , porém a população local não admite ter cobranças na distribuição de uma água de qualidade.
Já a moradora Veranice Xavier, salientou que a água realmente está horrível, que precisa limpar o filtro da máquina constantemente, porque entope tudo por conta da sujeira.
Importante lembrar que alguns distritos de Água Doce do Norte não possuem o serviço de tratamento de Água por parte da CESAN, entre eles, Vila Nelita, Bom Destino, Santa Luzia do Azul e Cafelândia.
Nestes locais citados acima, o fornecimento de água tratada é feito através do PRÓ-RURAL, que é um programa de saneamento rural criado na CESAN desde o ano de 1991, que tem o objetivo de implantar sistemas de saneamento básico em comunidades onde a CESAN tem a concessão, porém não há viabilidade econômica de manutenção pela companhia.
O acompanhamento do tratamento da água destes distritos onde o sistema PRÓ-RURAL foi implantado, é feito pela prefeitura municipal de Água Doce do Norte, através da Secretaria de Obras.
O site Portal ADN entrou em contato com o secretário de obras, Daniel Cazeca, que gentilmente nos atendeu, de acordo com ele os materiais utilizados no local, foram buscados recentemente em Vitória, e ele pôde acompanhar de perto a manutenção dos equipamentos, mas sobre este filtro, ele confessou que não sabe em qual parte do sistema ele é utilizado. Ele disse que se juntará ao funcionário da prefeitura responsável pelo setor, e irá pessoalmente ver a situação de perto para que medidas necessárias sejam tomadas para que a população não fique prejudicada.
Confira as imagens do filtro responsável pelo tratamento da água que foram publicadas por Wesley Pablo.