Considerando os novos casos de sarampo no estado e para sanar as dúvidas frequentes da população, vamos apresentar a vocês o PARVOVÍRUS B19, visualmente semelhante, porém com características específicas que descartam o diagnóstico de SARAMPO;
O parvovírus B19 humano provoca eritema infeccioso. A doença já é contagiosa uma semana antes das erupções aparecerem.
No entanto, uma vez que a doença se manifesta, a mesma deixa de ser contagiosa.
Sintomas de Eritema infeccioso: A maioria das pessoas com eritema infeccioso não têm sintomas. Entretanto, os primeiros sinais de eritema infeccioso em crianças podem incluir:
• Garganta inflamada
• Febre baixa
• Dor de estômago
• Dor de cabeça
Vários dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, pode aparecer uma mancha avermelhada em ambas as faces da criança. Eventualmente, ela pode se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas.
A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo.
A erupção pode ir e vir por até três semanas, tornando-se mais visível quando uma criança é exposta a temperaturas extremas ou passa o tempo no sol.
Perto do final da doença também pode haver coceira.
Eritema infeccioso em adultos: Adultos não costumam desenvolver as erupções e manchas no rosto. Na maioria dos casos não é necessário qualquer tratamento para eritema infecioso. Se há dor nas articulações ou dor de cabeça, por exemplo, podem ser usados analgésicos conforme os sintomas aparecerem. Caso contrário, é necessário apenas esperar o corpo combater o vírus, o que normalmente leva de uma a três semanas.
Repouso e ingestão de líquidos são ações que facilitam o processo de cura. As crianças muitas vezes podem voltar para a escola quando as erupções cutâneas acontecem, pois já não são mais contagiosas nesse ponto. Após contrair o parvovírus uma vez, a pessoa se torna imune à doença.
Informações: Secretaria Municipal de Saúde de Água Doce do Norte.