Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, na Grande Vitória, e que é referência para o tratamento da Covid-19, não tem nenhum paciente internado em razão da doença.
Teve alta nesta quinta-feira (7), o último paciente que estava na unidade, em tratamento contra o vírus. Na despedida de Almir Teixeira, profissionais de saúde o acompanharam pelos corredores com palmas, balões e cartazes.
O agora ex-paciente exibiu com orgulho o seu ‘diploma de alta hospitalar’ e se emocionou ao ir para casa.
Rafael Melo, o médico que cuidou de Almir, lembrou dos dias de luta contra o vírus. Para ele, a data da alta hospitalar é especial.
“Seu Almir é um grande guerreiro. Ele passou por situações muito graves, esteve internado com a nossa equipe de terapia intensiva e hoje recebe alta do hospital. Foi uma luta, passou realmente por situações em que esteve entre a vida e a morte”, disse o médico.
A irmã de Almir estava no hospital para levá-lo para casa.
“Todo mundo está alegre e contente, graças a Deus. Todo mundo do bairro está esperando ele. Ele é muito querido”.
Entre 2020 e 2022, durante a pandemia da Covid-19, o número de leitos de UTI destinados aos pacientes com o vírus no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves passou de 47 para 258. Já o total de médicos aumentou de 627 para 841. Ao todo, o número de funcionários chegou a 2.539.
Neste período, 13.339 pacientes com Covid-19 foram internados no hospital, que recebeu outros 81 pacientes de outros estados, a exemplo dos moradores de Manaus, no Amazonas, que vieram para o Espírito Santo após a capital amazonense enfrentar um colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais.