Em meio a uma pandemia que parece não ter fim, esta segunda-feira (10), se torna uma data marcante para os moradores de Água Doce do Norte, pois a exatos 12 meses, o coronavírus chegava de forma oficial em nosso município.
Na oportunidade o morador contaminado foi identificado como José Antônio Júnior, 32 anos na ocasião e morador do distrito de Santo Agostinho, por onde é tratado pelos amigos e familiares como Junior Machado.
Por se tratar de uma doença nova e com vários casos de mortes registrados no Brasil e no mundo, na época, Junior sofreu muito preconceito de pessoas que conviviam ao seu redor, e logo em seguida, o aguadocense ainda precisou lidar com a notícia de que sua esposa e seu filho de apenas 3 meses de idade também haviam sido contaminados com a doença.
Felizmente, Junior e sua família venceram a covid-19, mas as notícias tristes continuaram a se espalhar pelo município após 1 ano de pandemia, ao todo já foram registrados 32 óbitos causados pela doença, sendo que mais de 700 pessoas já foram contaminadas.
Na época em que Junior teve seu caso confirmado, a notícia foi repassada pelo então prefeito Paulo Márcio, que ao lado do ex secretário de saúde Nilson Flairis, fizeram questão de informar através de um vídeo, a notícia que tanta preocupação trouxe aos aguadocenses naquela ocasião.
O tempo passou, rápido para alguns e demorado para outros, tivemos lockdown, crise financeira, comerciantes revoltados, comitê de combate a doença, enfim, vários aspectos negativos e positivos para destruir esse inimigo invísivel chamado coronavírus, mas a grande questão é que a doença continua assombrando lares e trazendo tristeza e lamentações para os moradores da nossa cidade.
A vacinação já começou em Água Doce do Norte, os dados não são precisos, mas de acordo com uma publicação realizada no dia 29 de março através do Instagram da Secretaria Municipal de Saúde, o número de doses aplicadas já ultrapassa 1283 (entre 1ª e 2ª dose).
Portanto, a mensagem que fica é para que as pessoas continuem orando e torcendo para que este vírus deixe nossa cidade, para que muito em breve possamos comemorar com chave de ouro a maior vitória da humanidade dos últimos 100 anos.
Pedir para ficar em casa é complicado, pois sabemos das obrigaçõoes e necessidades de cada morador, mas se sair, tomem os devidos cuidados, use máscaras e álccol em gel.
Agora, relembre abaixo o vídeo gravado por Paulo Márcio e Nilson Flairis no dia 10 de maio de 2020.