InícioSAÚDESurto de gripe no ES

Surto de gripe no ES

- Advertisement -

Nos últimos dias, em diversas cidades capixabas, houve aumento significativo de pessoas procurando serviços de saúde com sintomas gripais.

Espírito Santo vive hoje uma extensão da epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza, que vem atingindo o estado do Rio de Janeiro e de São Paulo nos últimos dias. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (14).

Nos últimos dias, em diversas cidades capixabas, houve aumento significativo de pessoas procurando serviços de saúde, queixando-se de sintomas gripais como tosse, coriza, dor de garganta, febre, entre outros.

Com a confirmação do surto, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, destacou a necessidade da população se imunizar contra o vírus Influenza, além de completar o esquema vacinal contra a covid-19.

“A principal estratégia de enfrentamento à Influenza, assim como a covid-19, é a vacinação. Nós estamos convidando a população que procure a vacinação da gripe e atualize também o esquema contra a covid-19. As duas vacinas podem ser aplicadas ao mesmo tempo”, frisou.

De acordo com a Sesa, atualmente, a cobertura vacinal da gripe no Espírito Santo é de 78,6%, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que ela seja de pelo menos 90%.

Por isso, o Estado pactuou com os municípios a oferta da vacina da Influenza a todos os cidadãos com mais de seis meses de idade que buscarem os serviços de vacinação.

A influenza ou gripe é uma doença viral e aguda do aparelho respiratório, causada pelos vírus influenza dos tipos A, B e C. Geralmente benigna, mas que em alguns casos pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até a óbito em casos extremos.

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). É importante destacar que em casos suspeito, será necessário aguardar para receber a vacina.
Os grupos de maior risco para complicações como pessoas acima de 60, imunossuprimidos, diabéticos, hipertensos devem ser vacinados para evitarem complicações ou a óbito por influenza.
- Advertisement -spot_img
Rodolpho Rocha
Rodolpho Rochahttps://portaladn.com.br
Empresário, Árbitro de Futebol e apaixonado pelo Jornalismo local.
- Publicidade -spot_img

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -spot_img

Related News

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui