De acordo com as recomendações da OMS, a utilização de máscaras de proteção facial, podem ser essenciais para evitar o contágio e proliferação do vírus da Covid-19. No entanto, várias pessoas insistem em sair pelas ruas da cidade, sem fazer o uso de máscaras.
Nesta sexta-feira (02), uma matéria publicada pelo site A Gazeta, trouxe a informação de que a prefeitura de Anchieta – ES, localizada às margens do litoral capixaba, decidiu multar pessoas físicas e jurídicas que insistirem em não utilizar as máscaras de proteção facial durante as atividades do dia a dia, as penalidades podem chegar até R$ 1.700,00, conforme diz na matéria.
Diante dos fatos, o vereador Leandro Ais (PP), de Barra de São Francisco, colocou o assunto em pauta no município, questionando os moradores se eles concordam com as regras estabelecidas em Anchieta.
Leandro utilizou o Whatsapp para questionar amigos de sua agenda telefônica, para saber se de fato essa medida tem fundamento e se pode ter alguma utilidade na conscientização da população francisquense.
“Mandei a mesma pergunta para 950 contatos da minha agenda, 95% das pessoas concordaram com a aplicação de multas para os infratores, eu sinceramente não sei se isso resolve o problema, mas creio que alguma coisa precisa ser feito com urgência, todos os dias estão morrendo de 5 a 6 pessoas em nosso hospital, este número não pode continuar, vamos melhorar essa situação rápido, e para que isso aconteça, é necessário atitude.” Disse Leandro ao site Portal ADN.
Ainda não se sabe se Leandro levará a ideia para os colegas da câmara, ou até mesmo para o prefeito Enivaldo dos Anjos, mas pelo que se percebe, o vereador tentará criar mecanismos que estiverem ao seu alcance, para contribuir de alguma forma no combate desse vírus maldito que tanta tristeza tem trazido para diversas famílias da nossa região.
Nos últimos dias, a população francisquense tem vivido dias de terror diante do aumento relevante nos casos de coronavírus da cidade, o Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, tem sido a grande referência médica de pacientes de todas as cidades da região, e os profissionais já estão exaustos de tanto trabalho e dedicação, o clima está cada vez mais pesado na cidade francisquense, e a diminuição do contágio passou a ser tratado como questão de prioridade pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.