O site Portal ADN foi informado através do vereador Fernandinho do Jorgeira, que o trabalho da imprensa não será liberado durante a sessão extraordinária que será realizada na próxima terça-feira, 02 de fevereiro de 2021 no salão do plenário da Câmara Municipal.
De acordo com Fernando, o recado foi dado através do ilustre presidente Hélio da Água, que mesmo sem demonstrar argumentos convincentes quanto a proibição, disse que a entrada da equipe do Site Portal ADN não será permitida durante a sessão.
Fernando ainda nos disse, que não sabe dizer, se tal proibição acontecerá apenas contra o site Portal ADN, ou se outros canais de notícias da cidade terão acesso ao plenário durante a sessão.
Diante dos fatos, entramos em contato com os 9 (nove) vereadores que representam o Poder Legislativo do município, para saber deles, qual a opinião e postura referente a este assunto.
Fizemos a seguinte pergunta para cada um dos colegas…
O que você acha sobre a proibição da imprensa em noticiar as informações sobre o trabalho dos vereadores durante as sessões no plenário da Câmara Municipal?
Confira cada uma das respostas abaixo:
Eraldo da Saúde (PSD): O vereador mais bem votado da história de Água Doce do Norte com 783 votos, optou por não responder nossa mensagem via Whatsapp, ele nos ligou e disse, “Eu não tenho nada pra opinar quanto a isso, essa decisão cabe ao presidente da câmara, você precisa se entender com ele.” Insistimos e explicamos a ele, que como autoridade do município, ele precisaria ter uma opinião e se manifestar sobre o direito da população em ficar informada sobre as decisões dos vereadores, então ele disse: “Eu não tenho porque te responder isso, é um direito meu, você precisa parar de achar que todo mundo que foi Abraão, está contra seu site, sou seu amigo e admiro seu trabalho, mas nesse assunto não irei opinar, mas fica tranquilo que o povo será informado, seu site não é o único da cidade, você precisa ser mais humilde pra compreender isso.” completou Eraldo sem opinar se é contra ou a favor da presença da imprensa no plenário.
Joazir Cric (PSD): Segundo vereador mais bem votado nas últimas eleições com 509 votos, Joazi também se esquivou da pergunta e nos disse: “Eu não vou dá minha opinião, nem que sim e nem que não, pois isso está incumbido ao presidente, e ele precisa respeitar as regras por conta da Covid-19.” Concluiu sem muitas palavras o atual representante do legislativo pelo segundo mandato consecutivo.
João Madalena (PSB): Terceiro vereador mais bem votado nas últimas eleições com 502 votos, João não ficou em cima do muro, e quando perguntado sobre o assunto ele saiu em defesa da imprensa, “Eu sou contra de impedir a imprensa de está divulgando nosso trabalho, principalmente neste momento de pandemia, onde as pessoas ficam mais em casa e não se aglomeram, sem contar que de dentro de suas próprias casas, todos podem acompanhar as reportagens que dizem respeito ao nosso município, ou seja, a presença da imprensa é fundamental para o desenvolvimento de Água Doce do Norte.” Concluiu o vereador que atualmente é um dos representantes do distrito de Santo Agostinho.
Hélio da Água (PSD): Grande pivô de todo esse constrangimento enfrentado pelo nosso site, Hélio simplesmente não respondeu as nossas mensagens via Whatsapp, visualizou, ouviu, mas não explicou o motivo da sua decisão no mínimo autoritária e premeditada, onde o nobre vereador mostrou total abuso de autoridade sem dar explicações ao povo que lhe elegeu com incríveis 450 votos nas últimas eleições.
Fernandinho do Jorgeira (PP): Eleito com 421 votos, Fernandinho foi quem comunicou a proibição do site Portal ADN em poder participar da sessão extraordinária que será realizada nesta terça feira (02), com as portas do plenário fechadas para a população aguadocense, quando perguntado a ele sobre o que ele acha sobre o assunto, Fernando foi curto e grosso, “Absurdo! Não existe outra palavra para descrever tal atitude, tenho um respeito muito grande pelo meu colega Hélio da Água, mas ele não pode agir dessa forma, impedindo que a imprensa realize os trabalhos de informar o que a população precisa saber, estamos em pleno século XXI, vivendo em tempos de tecnologia, nós vereadores precisamos nos adaptar a isso, ou no contrário estaremos sendo tendenciosos em nossas decisões.” Finalizou o vereador Fernandinho do Jorgeira.
Vilma Enfermeira (REPUBLICANOS): Muito querida por todos, pelo seu jeito simpático e adorável com a população, Vilma tentou defender o direito de participação da imprensa durante as sessões, “Eu sou a favor da imprensa, até mesmo porque hoje em dia tudo depende das redes sociais, e isso acaba sendo uma forma das pessoas ficarem bem informadas, principalmente a população que mora mais longe. Mas neste momento eu penso que a participação da imprensa está proibida por conta da pandemia, mas eu não tenho nada contra a presença de vocês no plenário, vocês serão sempre muito bem vindos, e o eu creio muito no profissionalismo de vocês, não acredito que usariam o poder da comunicação para fazer uma política de oposição.” Finalizou a vereadora que teve a 6ª maior votação nas últimas eleições com 411 votos.
Juninho Cabral (PP): Juninho foi eleito pelo segundo mandato consecutivo com 365 votos, e sobre a pergunta que fizemos a ele, a resposta foi direta “Sou a favor da Imprensa.” Concluiu Juninho em poucas palavras.
Edmar Brum (PSB): Vereador mais antigo, estando em seu terceiro mandato após receber 334 votos nas últimas eleições, Brum nos disse o seguinte, “Não concordo com esse negócio de liberar a entrada de um e proibir a entrada do outro, ninguém é melhor que ninguém, e a imprensa tem total direito de realizar o seu trabalho durante as sessões”. Finalizou o vereador Edmar Brum.
Roberto Azzini (REPUBLICANOS): Um dos representantes de Santo Agostinho, e considerado braço direito de Abraão Lincon na Câmara de Vereadores, o vereador Roberto Azzini recebeu nossa mensagem pelo Whatsapp, mas preferiu não opinar sobre o assunto.