Início BRASIL Por Mair Gomes DEFICIÊNCIA

Por Mair Gomes DEFICIÊNCIA

- Advertisement -

O tema deficiência é amplamente discutido pelos setores de serviços essenciais como saúde, educação, urbanismo, transporte e outros, gerando conflitos de opinião e entendimento quanto às necessidades de adaptações e a garantia de direitos, que demandam uma série de investimentos e adaptações. Para atualização do conceito de deficiência a Lei Federal nº 13.146/2015, regulamenta para o território brasileiro as disposições da convenção da ONU e prevê em seu artigo:

“Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm)

Uma PcD possui diversos direitos que são garantidos por lei, e outros que vêm sendo conquistados a partir da luta das PcD, familiares, amigos e a sociedade organizada, tais entidades e grupos buscam garantir a acessibilidade das pessoas através do que chamamos de “desenho universal”, “adaptações razoáveis”, “tecnologia assistiva”. Cada pessoa é única e possui condições de se desenvolver, o que limita, em muito, o desenvolvimento da PcD são as barreiras que ela encontra ao interagir com o meio, essas barreiras impedem a inclusão na sociedade e são conhecidas como: barreiras urbanísticas, barreiras arquitetônicas, barreiras nos transportes, barreiras na comunicação, barreiras atitudinais, barreiras tecnológicas. 

A luta para que a deficiência de uma pessoa não seja característica e condição determinante em sua vida passa pela conscientização da sociedade, a aceitação das famílias e a luta por políticas públicas de qualidade, aceitar não é um ato passivo é uma ação carregada de lutas, as famílias passam pelo que chamamos de luto para a luta. Claro que não é tão simples assim, a trajetória em sua maioria é carregada de histórias de superação, de dores e de humilhações, muitas palavras cortam o coração com uma força que fere a alma. Uma das maiores lutas das pessoas com deficiências e suas famílias é retirar do entendimento coletivo o incapacitismo da PcD, a sociedade não acredita no desenvolvimento da pessoa não oferecendo os estímulos necessários e a oferta de condições para que possa exercer sua autonomia e crescimento. 

Quando aparece na mídia casos de PcD que alcançam êxito em alguma área, sua história de superação é carregada de superação de diversas barreiras e muitas destas barreiras ou dificuldades poderiam ter sido minimizadas através de um conjunto de políticas públicas essenciais de atendimento à Pessoa com Deficiência. Faço um convite a todos para que procurem ouvir de alguma família por quais dificuldades já passaram, não tenham medo de perguntar e às famílias não tenham medo de falar, pois só assim seremos percebidos e ouvidos.

 

- Advertisement -
- Publicidade -

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -

Related News

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui