Home ADN Confira as restrições para o funcionamento do comércio em ADN nesta semana.

Confira as restrições para o funcionamento do comércio em ADN nesta semana.

0
Confira as restrições para o funcionamento do comércio em ADN nesta semana.

O governo estadual do Espírito Santo, tem divulgado semanalmente o mapa de risco da Covid-19, que mostra a situação indivudual de cada município capixaba na luta contra o temido coronavírus.

Na última sexta-feira (23), o mapa atualizado que entra em vigor nesta segunda-feira (26), mostra que dos 78 municípios capixabas, 50 estão classificados em Risco Alto e 23 em Risco Moderado. Cinco municípios (Domingos Martins, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Pedro Canário e Santa Teresa) seguem em Risco Extremo. Não há municípios classificados em Risco Baixo.

Pela segunda semana consecutiva, Água Doce do Norte foi classificada no Risco Alto para o contágio da doença, e por conta disso, de acordo com as normas estabelecidas pelo governador Renato Casagrande, os comércios poderão funcionar com uma flexibilização maior que os municípios classificados no risco extremo.

A grande novidade para os municípios classificados no Risco Alto, fica por conta das academias, que apesar de várias restrições, estão liberadas para o funcionamento desde a última semana em Água Doce do Norte, mas vale lembrar, que existe um limite de no máximo 20 alunos por horário de agendamento, sendo 1 aluno a cada 15m². As atividades de aeróbica coletiva e individual em espaços fechados, continuam proibidas por determinação do governo estadual.

Os restaurantes e lanchonetes também poderão realizar atendimento presencial, porém respeitando o horário de 10h as 20h de segunda a sexta, e aos sábados de 10h as 16h. Após o horário estabelecido, o atendimento poderá ser realizado através do sistema de Delivery.

Importante lembrar, que os Restaurantes e Lanchonetes, localizados às margens de rodovias federais e estaduais que não se encontram em área urbana, estes poderão manter o funcionamento com o atendimento presencial sem a restrição de dias e horários.

No caso de Supermercados e Padarias, o atendimento presencial poderá ser realizado mesmo durante domingos e feriados, contrariando o que foi exigido por algumas autoridades no feriado de 21 de abril (Tiradentes), onde tivemos comerciantes abrindo portas por uma greta, com receio de sofrer punição.

Outros estabelecimentos não citados nesta matéria, poderão funcionar normalmente de segunda a sexta-feira de 10h as 18h, e aos sábados de 10h as 14h. Prestadores de serviço terão horário livre de funcionamento.

Os comércios considerados de extrema necessidade para o dia a dia da população, não terão restrições para o funcionamento de dias e horários, tais como, farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás e água, supermercados, hortifrútis, padarias, produtos alimentícios, loja destinadas aos cuidados com animais e insumos agrícolas, posto de combustível, borracharias, oficina de carros, motos e bicicletas, bancos e lotéricas.

A expectativa é para que no próximo mapa de risco divulgado pelo governo do estado, a cidade de Água Doce do Norte já possa está no grupo moderado para o contágio da Covid-19, e caso isso aconteça, talvez as restrições para o funcionamento do comércio sejam ainda mais flexibilizadas.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Domingos Martins, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Pedro Canário e Santa Teresa.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here