Início destaque Dois terços dos diabéticos não sabem que têm o problema

Dois terços dos diabéticos não sabem que têm o problema

- Advertisement -

Cerca de 60% das pessoas com Diabetes não fazem ideia de que têm a condição. O alerta da Organização Mundial da Saúde chama a atenção para um problema silencioso, que pode ter consequências permanentes. O dia Internacional do Diabético, celebrado em 27 de junho, especialista alerta que a melhor forma de evitar o problema é a adoção de hábitos de vida saudáveis.

“Existem vários tipos de Diabetes, sendo que o Tipo 2 é o mais comum. A melhor forma de evitar é manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática de exercícios físicos, sem tabagismo, sono adequado e reparador. Desta forma evitamos a obesidade, a presença de substâncias nocivas ao organismo e redução da produção de radicais livres”, afirma a endocrinologista Fernanda Zottich.

Uma das sequelas mais comuns é a perda da visão por conta de problemas como o glaucoma. Nas fases mais agudas, é possível reduzir o impacto na visão, mas não há cura. “O mais importante no caso do Diabetes é o diagnóstico precoce. O tratamento é muito mais efetivo e muitas vezes as sequelas são imperceptíveis ao paciente. Por isso é tão importante fazer exames regularmente”, explica Fernanda.

O Diabetes também é uma doença cercada de mitos. Um deles é que todos os diabéticos não têm cicatrização. “Outro mito muito importante, que precisa ser desfeito, é que insulina causa dependência química. É uma confusão que acontece por conta do uso contínuo em alguns tipos de Diabetes. Mas há casos em que o paciente reduz drasticamente a quantidade ou até deixa de usar a insulina”, explica a endocrinologista.

 

Fonte..eshoje

- Advertisement -
- Publicidade -

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -

Related News

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui