Os moradores de Água Doce do Norte certamente se lembram do período em que o ex prefeito, Paulo Márcio, juntamente com outras autoridades do município decretaram Lockdown na cidade, ordenando que todo o comércio da cidade fechasse suas portas por conta do início da pandemia do novo coronavírus.
Na ocasião, a cidade de Água Doce do Norte ficou praticamente deserta, e quem obteve lucros e benefícios foi Barra de São Francisco, que viu sua economia aumentar consideravelmente durante os dias em que ADN ficou com suas lojas fechadas.
Após perceber o impacto negativo causado pelo fechamento do comércio, Paulo Márcio recuou, ouviu os comerciantes e juntos eles fizeram um pacto de convivência com seus clientes, onde a segurança e saúde de todos se tornasse prioridade durante o funcionamento, e após 3 dias de lockdown, a economia da cidade voltou a funcionar com a reabertura do comércio, mas dessa vez com várias restrições de segurança.
Acontece que agora o município de Água Doce do Norte, entrou na zona vermelha do mapa de risco da covid-19, o que significa que algumas medidas deverão ser tomadas imediatamente por determinação do governo estadual.
Essas medidas implicam principalmente no fechamento dos comércios da cidade em horários estabelecidos em decreto, sendo os principais prejudicados, os estabelecimentos noturnos, pois de acordo com o decreto estadual, todos os comércios deverão funcionar de segunda a sexta-feira com horário limitado até as 20h, aos sábados até as 16h, e aos domingos deverão manter suas portas fechadas aos clientes, exceto os comércios considerados como essenciais.
É sempre importante lembrar que o município de Água Doce do Norte, assim como a maioria das cidades do Brasil, irão passar pelo processo de troca no poder administrativo ainda essa semana, e por conta disso, fica difícil traçar qualquer plano de contenção para colocar em vigor essas determinações do governo estadual.
Tentamos contato com o Secretário Municipal de Saúde Nilson Flairis, mas não obtivemos respostas, quanto ao futuro prefeito Abraão Lincon, ele chegou a comentar que a partir de segunda-feira (03), ele tomará medidas drásticas para diminuir o contágio da doença, mas não nos revelou quais medidas serão essas.
Portanto, vamos aguardar o desenrolar dessa situação, e contar com o apoio da população para que muito em breve o coronavírus não passe de uma lembrança negativa para todos os moradores de Água Doce do Norte.