Home COLUNISTAS EDILSON XAVIER Padre João Batista deixará a Paróquia Senhor Bom Jesus

Padre João Batista deixará a Paróquia Senhor Bom Jesus

0
Padre João Batista deixará a Paróquia Senhor Bom Jesus

Filho dessa Paróquia, depois de seis anos trabalhando com muito empenho pastoral, o filho ilustre de Água Doce do Norte, Padre João Batista Vieira, será transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pedro Canário.

Os fiéis lamentam, mas não tem como mudar a decisão episcopal e o Padre será transferido. Ainda que sentem a saída, os paroquianos sabem que a cada quatro anos, em média, os padres e religiosos são transferidos para outra cidade para novas missões. Este tempo é o suficiente para desenvolverem os seus trabalhos pastorais com criatividade e empenho, contudo, Padre João permaneceu seis anos em missão nesta Paróquia, sendo o padre que mais tempo permaneceu aqui prestando serviços à Igreja.

Após a ordenação, Padre João Batista iniciou os seus primeiros trabalhos como vigário na Paróquia de Barra de São Francisco ao lado do então pároco, Padre Edivalter que veio a se tornar bispo da Igreja nomeado pelo Papa Francisco. Depois de um curto período atuando lá, ele foi designado pelo bispo, Dom Paulo, para Água Doce do Norte para assumir a sua primeira paróquia como pároco.

Os desafios foram grandes, já que, assumia a sua paróquia de origem onde todos o viram crescer e a imagem do menino João Batista era muito avivada na memória dos fiéis. Ser pastor daqueles que o viram crescer exigiria uma postura ainda maior do jovem padre.

Em seu trabalho pastoral, Padre João Batista, reorganizou as pastorais já existentes, implantou o ministério dos coroinhas e deu atenção toda especial aos jovens, implantando a missão de férias que é um sucesso e que produziu muitos frutos — Em janeiro de 2023 será a Sétima Edição.

 Também conseguiu trazer as irmãs Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração para ajuda pastoral que era uma necessidade e um desejo antigo da Paróquia. Dentre as pastorais, o padre olhou com olhar todo especial para na Pastoral Vocacional, tanto matrimonial, quanto religiosa e os frutos, advindos da Missão de Férias chegaram, a ponto de conseguir enviar cinco jovens para o seminário, sendo dois para o Seminário do Sagrado Coração: Victor Rodrigues e Danrly, um para o Seminário Diocesano, Victor Hugo e dois que irão iniciar os primeiros passos, em fevereiro próximo, no Seminário Propedêutico da Diocese como vocacionados a caminho do sacerdócio. São Eles: Filipe e Windson.

Como ser humano, o religioso não viveu apenas momentos bons, também teve experiências dolorosas durante a sua permanência em Água Doce. dentre elas, a pandemia e a morte do seu pai.

No início e no auge da pandemia, o jovem padre se mostrou um pastor muito zeloso e a sua preocupação com as normas da Vigilância Sanitária eram consideradas até exageradas. Ordenou o uso do álcool em todas as comunidades, fez valer o distanciamento social e rezava missas de forma segura aumentando o número de celebrações e reduzindo o número de fiéis para que ninguém ficasse sem receber o Sacramento da Eucaristia.

Em agosto deste ano, o pároco, estava muito entusiasmado porque iria fazer missão em Lábrea — AM. No seu segundo dia de missão o seu pai, Sr. José de Souza Vieira, de 76 anos, foi vítima de um acidente doméstico, onde sofreu queimaduras pelo corpo, sendo assim, o missionário precisou retornar com urgência para acompanhar o estado de saúde do pai que, alguns dias depois, acabou indo a óbito.

Após muitas experiências inesquecíveis em Água Doce do Norte, na noite de Natal haverá a missa de envio tanto deste missionário incansável pela juventude e pelo apelo cristão, quanto de Irmã Silvia Regina que, também, será transferida.

Em entrevista concedida, Padre João Batista fez questão de realçar o seu crescimento humano, missionário e espiritual nesta Paróquia e disse que está muito grato a Deus e ao povo que lhe proporcionou tais experiências.

Não há espaço para lamentos, visto que, Padre João Batista será sempre o filho desta Paróquia e voltará para os braços do seu povo, então cabe aos fiéis dizerem apenas um até breve. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pedro Canário será contemplada com o vigoroso empenho missionário do novo pároco. Se fizer a metade daquilo que fez aqui, os novos paroquianos serão muito bem pastoreados, porém, sabemos que ele não faz nada pela metade.

Obrigado, Padre João!

Edilson Xavier é escritor, formado em Línguas e Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here