Uma publicação do vereador Alonso Cordeiro em seu facebook chamou atenção de alguns usuários da internet em Água Doce do Norte durante a última terça-feira, 19 de maio de 2020.
Na publicação o vereador cita que o prefeito havia sido visto na cidade de Ibiraçu enquanto os comércios de Água Doce do Norte foram obrigados a fechar suas portas, de acordo com Alonso o único segmento autorizado a se manter aberto são os postos de combustíveis, e o motivo é para que Paulo Márcio continue buscando diárias.
Entramos em contato com Paulo Márcio que confirmou a origem da foto, e ainda nos disse que seu destino naquele momento era a capital Vitória, e que o motivo da viagem era uma importante reunião para tratar de assuntos da Pandemia do novo coronavírus, ao Portal ADN ele nos disse:
“Eu não tenho como ficar dentro de casa com braços cruzados, pertenço a linha de frente que precisa trabalhar forte para combater essa Pandemia em nossa cidade, a situação está ficando cada dia mais difícil, e através dessa viagem consegui trazer 60 testes rápidos que serão utilizados na nossa população, lógico que seguiremos as recomendações da OMS antes de aplica-los. Mas espero de coração não ser necessário utilizar em nenhum dos familiares do vereador Alonso, mas caso precise, ele saberá a verdadeira utilidade dessa viagem, como autoridade não é hora de preocupar com política, mas sim com a saúde das pessoas”. Completou Paulo Márcio ao Portal ADN.
Vale lembrar que Alonso Cordeiro e Paulo Márcio já foram fortes aliados em uma passado recente, o fim do afeto entre eles teria acabado desde a última eleição para presidência da câmara de vereadores. Na ocasião o prefeito teria articulado nos bastidores para que Rodrigo Cigano fosse eleito, o fato não agradou Alonso que contava com apoio de Paulo Márcio naquela oportunidade.
Sobre a aplicação dos testes rápidos é importante dizer que a OMS recomenda o uso do material apenas após o 4º dia de sintomas do paciente, pois antes disso ele pode se mostrar falso tanto para positivo, quanto para negativo. Neste caso pacientes assintomáticos dificilmente conseguirão acesso a este teste.
Para evitar a necessidade de utilizar o teste rápido é simples… se mantenha em casa e só saia em caso de extrema necessidade, ao sair use máscaras constantemente, e dentro de casa lave as mãos com frequência.
Confira abaixo as exigências necessárias para consegui realizar o teste rápido baseado em Nota Técnica divulgada pelo Estado do Espírito Santo.