InícioCOLUNISTASEDILSON XAVIERPor Edilson Xavier: Abandono de animais cresce durante à pandemia

Por Edilson Xavier: Abandono de animais cresce durante à pandemia

- Advertisement -

Sabe por se dá um animal de estimação a uma criança?

Toda criança sonha em ter um animal de estimação como companhia, isso contribui, e muito, para o seu desenvolvimento cognitivo e durante esse processo, os laços afetivos são alargados, contribuindo para tornar-se um adulto saudável, afetivamente. Essa é a parte esperada.

Apesar dessa expectativa, adultos têm memória curta e no primeiro obstáculo, fazem aquilo que uma mente infantil jamais compreenderia: descarta o companheiro de muitos momentos importantes da vida.

O animal abandonado não consegue entender o que está acontecendo. No caso dos cães, costumam ficar no mesmo lugar, dias, na esperança do seu “amigo” voltar para o resgate. Para quem tem alguma sensibilidade, é possível ver, através do olhar triste do animal, a dor do abandono. Um animal jamais abandona o seu tutor, mas o ser humano está cada vez menos humanizado, vivenciando a cultura do descarte.

ONGs e protetores dos animais afirmam que a procura por adoção teve um aumento de até 50% nos primeiros meses de pandemia, mas, segundo a Amparo Animal, o abandono cresceu em média 61% entre junho de 2020 e março de 2021.

O abandono não é visível só nos grandes centros urbanos, mas também no interior. Esta triste estatística se pode constatar não só nas cidades, mas principalmente nas vilas, onde as pessoas que vivem na roça já cultivavam este mau hábito, de descartar cães e gatos para se livrar do animal, muito antes da pandemia.

Já que muitos no campo cultivam esta prática, por que não, junto com esses animais enviar também: uma vaca, um porco ou até mesmo uma galinha. Será que só os cães e gatos dão problemas?

Sabe por que não fazem isso? Questão econômica. Então voltemos à pergunta no início desta matéria: sabe por que se dá um animal de estimação a uma criança? Puro interesse. Enquanto ela brinca com o animal, sobra mais tempo para os pais. Lembramos que abandonar animais é crime, mas quem vai fiscalizar?

Edilson Xavier é escritor, formado em Línguas e Letras Pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).

- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -spot_img

Related News

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui