O Real Noroeste é o segundo representante do Espírito Santo na Série D do Campeonato Brasileiro 2020. A vaga foi conquistada após o clube de Águia Branca chegar às finais da Copa ES, onde enfrentará o Vitória-ES, que já está confirmado na competição nacional do ano que vem.
Apesar da vaga, o Real ainda não está confirmado na fase de grupos da Quarta Divisão, que em 2020 terá 14 rodadas. O time de Águia terá que disputar uma fase preliminar, com os segundos representantes das outras sete piores federações, de acordo com o Ranking Nacional da CBF.
Hoje, as oito piores são: Distrito Federal (20º), Amazonas (21º), Mato Grosso do Sul (22º), Tocantins (23º), Espírito Santo (24º), Rondônia (25º), Amapá (26º) e Roraima (27º). A fase preliminar será em formato de mata-mata (jogos de ida e volta) e os quatros vencedores dos confrontos avançam para a primeira fase.
Se não houver alteração nas oito priores federações, o Real Noroeste pode enfrentar Baré-RR, Ypiranga-AP, Ji-Paraná, Tocantinópolis-TO, Aquidauanense-MS, Nacional-AM ou Brasiliense-DF. As definições da Série D serão confirmadas apenas nos primeiros meses de 2020.