Início destaque Risco de rompimento de barragem preocupa moradores do ES

Risco de rompimento de barragem preocupa moradores do ES

- Advertisement -

Os moradores de Colatina ainda nem se recuperaram da tragédia da Samarco de 2015 e já estão apreensivos, é que há risco de uma barragem se romper até domingo em Barão dos Cocais em MG, e se isso acontecer, a lama de rejeitos pode chegar até o Rio Doce no ES de novo.

A notícia deixou os moradores de Colatina preocupados, pois em Novembro de 2015 o Rio Doce foi atingido pela lama de rejeitos de minério, que vazou da barragem  da Samarco em Mariana – MG. Na época as pessoas enfrentaram a falta de água durante vários dias, e até hoje quase 4 anos depois, muita gente ainda não consome a água que vem do Rio Doce. Dessa vez a barragem é da Vale, uma das donas da Samarco, a unidade fica no complexo minerário de Gongo Soco em Barão de Cocais em MG. O diretor do Sanear disse que as informações sobre o possível rompimento ainda não são claras, mas ele acredita que os impactos não serão tão grandes como de 2015, O diretor também garantiu que o município está preparado, caso o pior aconteça. A esperança de todos é que os rejeitos de minério fiquem bem longe do Rio Doce que pode não aguentar mais esse golpe.

A Vale verificou que há uma deformação no talude Norte da cava de Gongo Soco e que, se esse talude se romper, provocará vibrações que poderão comprometer a barragem Sul Superior e levar ao seu rompimento. Ainda segundo o Ministério Público, no documento, a Vale estima que, na velocidade em que está a movimentação, a ruptura do talude poderá ocorrer entre domingo (19) e o dia 25 de maio. “De acordo com os dados atuais de monitoramento pelo radar instalado na cava, existe a possibilidade de deslizamento do talude norte da Cava de Gongo Soco. As trincas no talude estão evoluindo e os dados de monitoramento demonstram que a movimentação no talude norte da cava está aumentando.”

- Advertisement -
- Publicidade -

Stay Connected

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Must Read

- Publicidade -

Related News

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui