Home SAÚDE Secretário de Saúde atualiza sobre pandemia de coronavírus no ES

Secretário de Saúde atualiza sobre pandemia de coronavírus no ES

0
Secretário de Saúde atualiza sobre pandemia de coronavírus no ES

O secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, atualiza informações sobre a pandemia da covid-19 no Espírito Santo bem como a cobertura vacinal numa coletiva de imprensa em formato misto: além da transmissão on line, haverá atendimento presencial aos jornalistas. Acompanhe os pontos principais:

Avanço da vacinação

Na última semana, alcançamos 50% da população imunizada com a primeira dose ou recebendo a dose única. Mas outros 50% não foram alcançados ainda pela vacinação. É preciso ficar alerta para que não se repita o que aconteceu no Natal, Ano Novo e Carnaval. Aquele comportamento social determinou uma terceira onda em nosso Estado.

Estabilização no número de óbitos

O Espírito Santo consolida a estabilização do número de óbitos, principalmente na média de sete dias. Maiores quedas poderão ser acompanhadas com o avanço da população.

Risco da variante Delta e desrespeito aos protocolos de distanciamento

Se o comportamento social expor a população ao risco, em um contexto de circulação de 10 variantes já conhecidas no Espírito Santo, mais a convicção de que a variante Delta já circula no Estado, dadas as dinâmicas de transmissão comunitária do Brasil, é questão de tempo a confirmação da circulação dela no Estado. Ela tem transmissibilidade mais alta que as demais, de maneira que o comportamento inadequado e desrespeito aos protocolos, nós podemos comprometer as conquistas dessa fase de recuperação. Seria ruim ter uma estabilização dos óbitos. Queremos que eles continuem caindo.

Regras de flexibilização podem ser alteradas se população não colaborar

Consideramos que as atividades econômicas são fundamentais e devem ser retomadas de forma gradual em um contexto de recuperação. Precisamos ter a colaboração dos autores para aderiram aos protocolos que diminuem o risco de contaminação para ter uma retomada segura. A Sesa não irá titubear em repensar as agendas de liberação das atividades e a flexibilidade já autorizada caso não haja um compromisso da sociedade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here